Blog do Jorge Amorim

Bahia é palco de evento sobre negociações comerciais entre Brasil e Alemanha durante 41º Encontro Econômico entre países

O avanço das relações comerciais entre Brasil e Alemanha tem como cenário, este ano, a Bahia. Durante o 41º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), realizado em Salvador, nesta segunda-feira (16), no Senai-Cimatec, representantes do setor produtivo, governos e entidades empresariais dos dois países discutiram caminhos para fortalecer o comércio bilateral e impulsionar desenvolvimento econômico na relação do Brasil com a Alemanha. O governador Jerônimo Rodrigues destacou o momento como um marco na relação entre o Mercosul e a União Europeia.
“Nós precisaremos construir as etapas que cabem na relação bilateral entre o Brasil e a Alemanha. Espero que a gente possa sair com agendas bastante afinadas, que o documento desse encontro possa sair como encaminhamento. Tanto Alban, quanto o ministro Rui Costa, acenam para um grupo de trabalho mais cuidadoso. A expectativa nossa é de total colaboração entre os dois países”, sinalizou o chefe do executivo baiano.
O evento acontece até esta terça-feira (17) e reúne autoridades como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, e representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), como o presidente Carlos Henrique Passos. No centro das discussões estão temas como inovação, sustentabilidade, energia renovável e reindustrialização.
Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, boas relações internacionais reposicionam o Brasil como exportador no mercado global que, na avaliação dele, tem sido cada vez mais competitivo e voltado para a transição energética e a sustentabilidade.
“Com as diversas cadeias produtivas, na agricultura, por exemplo, nos programas [federais] que são carro-chefe para a transição energética, dando condições muito favoráveis, além das que o Brasil já possui, pois o Brasil tem uma vantagem competitiva enorme quando se fala de geração de energia limpa”, disse o ministro.
Segundo o titular da SDE, Angelo Almeida, a realização do encontro em Salvador simboliza a disposição da Bahia de integração às cadeias globais de valor. “A Alemanha lidera mundialmente o processo da transição energética justa, com uma economia sustentável, discutindo a descarbonização das indústrias, a inovação. Então, estamos buscando fortalecer isso na Bahia, com modelos de negócios sustentáveis, observando oportunidades de desenvolvimento econômico. Toda essa dimensão que a gente já percebe no setor produtivo da Alemanha e isso nos anima muito. É um sinal de que estamos caminhando do lado certo da história”, comentou o secretário da pasta.

Curta e Compartilhe.


Leia Também