Em vídeo encaminhado ao Blog do Jorge Amorim, um morador da localidade rural de Bica da Serra, em Caatiba, denuncia o abandono e os riscos gerados pelas más condições da estrada que conecta as duas cidades. Segundo o autor das imagens, há mais de seis meses não são realizadas intervenções no trecho mais crítico, onde a ausência de bueiros e canais de drenagem tem permitido que grandes volumes de água destruam a pista a cada chuva.
“Tá aí um pouquinho do problema da estrada que liga Barra do Choça a Caatiba. Essa situação dura mais de seis meses. Levei o pedido várias vezes, a administração de Barra do choça mas nada foi feito. A água desce pela lareira, corta a estrada e, sem saída, vai escavando aqui embaixo. Se continuar chovendo, metade da estrada vai embora.”
No vídeo, é possível ver o córrego formado sobre a estrada, formando crateras que já comprometem a segurança de motoristas e moradores locais. Em um dos pontos mais críticos, junto à entrada da propriedade de Zilmar, a força da água abriu um profundo buraco lateral, ameaçando desmoronar o aterro da pista.
Os moradores afirmam que já protocolaram reclamações junto à prefeitura de Barra do Choça e às secretarias responsáveis pela manutenção de estradas, mas não obtiveram retorno. A situação preocupa ainda mais produtores rurais, que dependem da via para escoar sua produção e ter acesso a serviços essenciais em Barra do Choça.