Blog do Jorge Amorim

Idosa de Barra do Choça denuncia constrangimento ao tentar acessar agência bancária

Na última semana, Dona Lurdes, moradora da Avenida Brasil, em Barra do Choça, relatou ao Blog do Jorge Amorim uma experiência de constrangimento e desrespeito que viveu ao tentar acessar a agência da Caixa Econômica Federal no município.

Segundo o relato, o episódio aconteceu no dia 27 de março. Dona Lurdes, que possui um marca-passo e, portanto, não pode passar por detectores de metais, foi impedida de entrar pela porta giratória da agência. O segurança solicitou que ela fosse submetida ao detector manual, o que ela se recusou a fazer, justamente pelo risco que o aparelho representa para quem usa dispositivo cardíaco.

“Apresentei minha carteirinha de portadora de marca-passo, como faço em qualquer outro lugar. Mesmo assim, fui impedida de entrar. O segurança disse que só com detector. Voltei no outro dia, disse que ia procurar um advogado, e aí me deixaram entrar. Mas o gerente disse que eu precisava de um laudo médico atualizado. Ora, eu já tenho a carteirinha, para que mais um laudo?”, relatou a idosa.

Dona Lurdes ainda informou que o gerente se recusou a pegar o documento apresentado por ela, reafirmando a necessidade do laudo. Ao tentar resolver novas pendências nesta semana, voltou a ser barrada. “Queria fazer um depósito e tirar um extrato no caixa. O gerente ainda me disse: ‘a senhora aqui de novo desse jeito?’”, desabafou.

Impedir o acesso de uma idosa portadora de marca-passo, mesmo diante da apresentação de carteirinha, sem ao menos analisar o documento, pode configurar desrespeito aos direitos fundamentais e à dignidade da pessoa humana.

A exigência de um novo laudo médico, ainda mais quando há comprovação oficial do uso de marca-passo, pode ser considerada abusiva.

Dona Lurdes afirma que já buscou um advogado, mas enfrenta dificuldades com os custos do atendimento jurídico. “Já deixei isso quieto uma vez, mas agora chega! É um absurdo!”, concluiu.

*Blog do Jorge Amorim reforça seu compromisso com a informação responsável e imparcial, e destina espaço para que a Caixa Econômica Federal, agência de Barra do Choça, possa se manifestar e esclarecer os fatos relatados pela senhora Dona Lurdes, apresentando sua versão sobre o ocorrido e informando quais medidas estão sendo adotadas para garantir o respeito aos direitos dos clientes, especialmente dos idosos e pessoas com necessidades específicas de atendimento.


Curta e Compartilhe.


Leia Também