
Com foco no desenvolvimento econômico e na valorização da apicultura no território da Bacia do Rio Grande, o Governo da Bahia entregou, nesta quinta-feira (08/05), uma Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelha à Associação de Apicultores do Município de Buritirama (BURIAAPIS). A ação foi realizada por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
“Nosso objetivo é construir mais unidades como esta, pois as agroindústrias são fundamentais para o beneficiamento dos alimentos. Essa entrega vai ao encontro da estratégia do programa Bahia Sem Fome, que tem como um dos propósitos, garantir a segurança alimentar e nutricional da população, a partir da produção rural, que vem da agricultura familiar”, afirmou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.
A Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelha, da BURIAAPIS, faz parte da estratégia do governo estadual Agroindústria Familiar da Bahia, que tem por objetivo agregar valor aos produtos que vêm do rural, de maneira a ampliar as oportunidades de comercialização, diversificar as fontes de renda e contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e agricultoras familiares.
“Nossa associação começou em 2004 e o que era um sonho hoje se tornou realidade. Não conseguimos uma casa do mel e, sim, uma agroindústria. Estamos felizes e com a expectativa de crescimento para nossa comunidade rural Baixão do Gustavo”, enfatizou Andra Ramos, presidente da BURIAAPIS.
O empreendimento, além de estar estruturado com mesa de desoperculação, centrífuga e decantador, garantiu aos apicultores das 43 famílias beneficiadas diretamente a entrega de indumentária completa, cera de abelha laminada e alveolada, colmeias, alimentador, fumigador, formão, entre outros equipamentos.
“A apicultura é uma atividade que contribui para o melhoramento do aquecimento global, traz uma conscientização ambiental e ajuda a aumentar a renda dos produtores de mel. Ver esse projeto realizado é uma vitória. Já temos a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), via Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (CONSID), e queremos ir mais longe”, observou Alessandro Ramos, tesoureiro da BURIAAPIS.
O governo estadual também autorizou a cessão de um trator com implementos agrícolas e um tanque pipa, que irá apoiar a agricultura familiar do município.Fonte:mail.google.com