Blog do Jorge Amorim

Estudantes de Poções criam clube de leitura incentivar hábito entre colegas


A partir de uma pesquisa de iniciação científica, um grupo de estudantes do Colégio Estadual Eurides Santana (CEES), no município de Poções, constatou que mais de 60% dos jovens da unidade não possuem hábito de leitura. Observaram, ainda, que um dos motivos é a influência direta das redes sociais. Na busca por transformar essa realidade, os alunos criaram o CEES Leitura, um espaço apropriado para ler, conversar, trocar ideias e se inspirar a partir de histórias literárias. A proposta, explicam, é estimular a discussão a respeito de livros e projetos literários premiados, bem como promover uma campanha de incentivo ao gosto pela leitura, a partir do clube de leitura.

Contrapondo o senso comum, com uma média de leitura de 80 livros por ano, sendo de quatro a seis por mês, a estudante Hiale dos Santos Silva, 17 anos, 3º ano, é uma das maiores incentivadoras do clube do livro do Eurides Santana. “A iniciativa surgiu após analisarmos os dados de um questionário que aplicamos aos colegas para o nosso trabalho de iniciação científica, cujo tema é justamente o empobrecimento do hábito da leitura. Nesse questionário, identificamos que 63,2% dos jovens da unidade não possuíam o hábito da leitura e 35,8% não tinham lido nenhum livro no ano anterior. A fim de melhorar essas estatísticas, nós decidimos criar o CEES Leitura”, relata Hiale.

A estudante explica que “o clube atua diretamente no combate dessa evasão intelectual”, justificando que quem tem a prática da leitura, consequentemente, fala e escreve bem. Pessoalmente, diz, significa sonhar em alcançar uma nota máxima na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Infelizmente, muitos jovens da nossa idade consomem apenas informações superficiais nas redes sociais. O CEES Leitura oferece um contraponto, um espaço para que os alunos leiam, debatam e reflitam sobre obras literárias, resgatando o valor da leitura como ferramenta de transformação pessoal e acadêmica”, incentiva.

Também à frente do projeto, Tauany De Sá Muniz, 17 anos, 3º ano, considera que a criação do clube de leitura no Eurides Santana vai contribuir, cada dia mais, para contagiar os colegas que ainda não têm na leitura uma companhia frequente. “Está sendo uma experiência incrível fazer parte de tudo isso. Estamos trabalhando para melhorar, a cada reunião deste ano letivo, o funcionamento do CESS Leitura, visando estimular mais e mais colegas a mergulharem no universo literário”.

O projeto foi desenvolvido, ainda, pelos estudantes Maria Clara Rocha dos Santos e Sarah Marques Ribeiro, sob a orientação da professora Thaís Leto e com o auxílio da coordenadora pedagógica Elisangela Limeira Nascimento. “A ação está sendo desenvolvida através de encontros quinzenais do CESS Leitura. O próprio grupo organiza os encontros; realiza debates, compartilha experiências, faz trocas e empréstimos de livros, sorteia brindes e prepara lanches”, revela Elisângela. Hiale arremata: “Nosso objetivo principal, com este trabalho, é reverter de forma coletiva e prazerosa essa tendência atual de desinteresse por livros, que compromete a capacidade de interpretação, análise crítica e expressão, que são competências básicas para o aprendizado em todas as disciplinas”.

Estudantes de Poções criam clube de leitura para incentivar hábito entre colegas

A partir de uma pesquisa de iniciação científica, um grupo de estudantes do Colégio Estadual Eurides Santana (CEES), no município de Poções, constatou que mais de 60% dos jovens da unidade não possuem hábito de leitura. Observaram, ainda, que um dos motivos é a influência direta das redes sociais. Na busca por transformar essa realidade, os alunos criaram o CEES Leitura, um espaço apropriado para ler, conversar, trocar ideias e se inspirar a partir de histórias literárias. A proposta, explicam, é estimular a discussão a respeito de livros e projetos literários premiados, bem como promover uma campanha de incentivo ao gosto pela leitura, a partir do clube de leitura.

Contrapondo o senso comum, com uma média de leitura de 80 livros por ano, sendo de quatro a seis por mês, a estudante Hiale dos Santos Silva, 17 anos, 3º ano, é uma das maiores incentivadoras do clube do livro do Eurides Santana. “A iniciativa surgiu após analisarmos os dados de um questionário que aplicamos aos colegas para o nosso trabalho de iniciação científica, cujo tema é justamente o empobrecimento do hábito da leitura. Nesse questionário, identificamos que 63,2% dos jovens da unidade não possuíam o hábito da leitura e 35,8% não tinham lido nenhum livro no ano anterior. A fim de melhorar essas estatísticas, nós decidimos criar o CEES Leitura”, relata Hiale.

A estudante explica que “o clube atua diretamente no combate dessa evasão intelectual”, justificando que quem tem a prática da leitura, consequentemente, fala e escreve bem. Pessoalmente, diz, significa sonhar em alcançar uma nota máxima na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Infelizmente, muitos jovens da nossa idade consomem apenas informações superficiais nas redes sociais. O CEES Leitura oferece um contraponto, um espaço para que os alunos leiam, debatam e reflitam sobre obras literárias, resgatando o valor da leitura como ferramenta de transformação pessoal e acadêmica”, incentiva.

Também à frente do projeto, Tauany De Sá Muniz, 17 anos, 3º ano, considera que a criação do clube de leitura no Eurides Santana vai contribuir, cada dia mais, para contagiar os colegas que ainda não têm na leitura uma companhia frequente. “Está sendo uma experiência incrível fazer parte de tudo isso. Estamos trabalhando para melhorar, a cada reunião deste ano letivo, o funcionamento do CESS Leitura, visando estimular mais e mais colegas a mergulharem no universo literário”.

O projeto foi desenvolvido, ainda, pelos estudantes Maria Clara Rocha dos Santos e Sarah Marques Ribeiro, sob a orientação da professora Thaís Leto e com o auxílio da coordenadora pedagógica Elisangela Limeira Nascimento. “A ação está sendo desenvolvida através de encontros quinzenais do CESS Leitura. O próprio grupo organiza os encontros; realiza debates, compartilha experiências, faz trocas e empréstimos de livros, sorteia brindes e prepara lanches”, revela Elisângela. Hiale arremata: “Nosso objetivo principal, com este trabalho, é reverter de forma coletiva e prazerosa essa tendência atual de desinteresse por livros, que compromete a capacidade de interpretação, análise crítica e expressão, que são competências básicas para o aprendizado em todas as disciplinas”.


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