Na manhã deste sábado, 26 de abril, a Fazenda Cotefave realizou uma cerimônia especial em homenagem ao Papa Francisco, que faleceu recentemente. Em cumprimento às determinações de seus princípios de preservação ambiental e solidariedade, foi plantada uma árvore da espécie Castanheira-do-Pará, que recebeu o nome simbólico de “Castanheira Papa Francisco”.
Durante o ato, o padre Edilberto destacou a importância do legado deixado pelo pontífice para a Igreja Católica e para o mundo. “O mundo inteiro hoje parou para o enterro do Papa Francisco, que governou a Igreja por um bom tempo e sempre demonstrou grande respeito pela Mãe Terra. Ele nos deixou um legado de cuidado com o meio ambiente e de defesa de uma economia solidária”, afirmou o religioso.Em sua fala, o padre lembrou também da encíclica “Laudato Si'”, escrita pelo Papa Francisco, onde ele compara o mundo à nossa própria casa, alertando para as consequências da destruição ambiental causada pela ganância e pelo consumismo desenfreado. “Se eu destruo a minha casa, estou destruindo o mundo. Se eu destruo o mundo, estou destruindo a minha casa”, completou.
A árvore plantada, uma imponente Castanheira-do-Pará – também chamada de Castanheira-do-Brasil –, pode atingir até 60 metros de altura e 12 metros de diâmetro. A muda foi doada por uma irmã da Cotefave, que cuidou de sua germinação e fez questão de destiná-la para a homenagem.
O vice-presidente da Cotefave, Inácio Lopes, também expressou seu sentimento sobre a ocasião: “É uma grande honra participar deste momento, em que estamos plantando vida. Em um marco mundial, onde pessoas em diversos lugares estão fazendo um plantio em homenagem ao Papa Francisco, ter a oportunidade de participar aqui significa muito. Estamos plantando o pulmão do mundo, e que cada um tenha a consciência de que, fazendo a sua parte, vamos ter um mundo cada dia melhor.”
Durante o evento, Regina Dantas, representante da Articulação Brasileira de Francisco e Clara, destacou a importância da causa ambiental defendida pelo Papa. “O Papa Francisco é uma causa viva: a causa do planeta Terra.
Há 10 anos, ele escreveu uma carta à humanidade, a ‘Laudato Si’’, abordando a necessidade de preservar o meio ambiente e propondo ações concretas para salvar o planeta”, lembrou. Regina reforçou ainda a defesa dos três pilares essenciais trazidos pelo Papa: terra, teto e trabalho.A solenidade contou ainda com a entonação de lindas canções com apelo ambiental, interpretadas pelo cantor Gustavo, emocionando todos os presentes. Como gesto simbólico, uma garrafa contendo os nomes de todos os participantes foi enterrada ao lado da árvore plantada, reforçando o compromisso coletivo com o legado do Papa Francisco e com a preservação da vida e da natureza.
Estiveram presentes na cerimônia nomes ligados à preservação ambiental em Barra do Choça, como Jorge Amorim, que realiza trabalhos voltados à conscientização ecológica, e Cacau, especialista em áreas de proteção permanente.
A plantação da “Castanheira Papa Francisco” na Cotefave simboliza não apenas a memória do pontífice, mas também o compromisso coletivo com a preservação da natureza e com um futuro mais justo e sustentável.
Acompanhe a cobertura fotográfica deste evento: