Blog do Jorge Amorim

Professores de Barra do Choça participam de pesquisa sobre competências digitais

A Secretaria Municipal de Educação de Barra do Choça e o Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes (UNIT) iniciaram uma pesquisa para mapear as competências digitais dos professores da rede municipal de ensino. O estudo, realizado via questionário online (DigCompEdu), visa identificar os desafios enfrentados pelos docentes no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em sala de aula, fornecendo subsídios para a construção de uma proposta formativa específica para o contexto local.

A pesquisa será conduzida através de um formulário no Google Forms, que está sendo encaminhado aos professores pelos coordenadores escolares. A participação dos docentes é fundamental para garantir um diagnóstico preciso da realidade educacional do município. Com base nos dados coletados, a UNIT elaborará um relatório técnico, que servirá de base para a construção de um modelo de formação continuada voltado ao fortalecimento das práticas pedagógicas mediadas pelas TDICs.

O projeto representa um passo significativo na qualificação dos professores, permitindo que a rede municipal desenvolva estratégias mais eficazes para a integração da tecnologia no ensino. O uso das TDICs tem se mostrado essencial para tornar as aulas mais dinâmicas, interativas e alinhadas às novas demandas educacionais. Dessa forma, a formação continuada que será desenvolvida a partir desta pesquisa buscará não apenas ampliar o domínio tecnológico dos professores, mas também promover práticas pedagógicas inovadoras.

À frente da pesquisa, o professor/pesquisador José Amorim destaca a importância de conhecer as competências digitais docentes. Segundo ele, “compreender as competências digitais dos docentes é essencial para promover um processo de formação continuada eficiente, capaz de impulsionar os níveis de aprendizagem dos alunos e, consequentemente, contribuir significativamente para o desenvolvimento da educação.” A pesquisa conta com a orientação do Professor Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, Ronaldo Nunes Linhares.

Os professores têm até o dia 31 de março de 2025 para responder ao questionário. A Secretaria Municipal de Educação reforça a importância da participação de todos para que a pesquisa possa contribuir efetivamente com a melhoria da qualidade do ensino em Barra do Choça.


Curta e Compartilhe.


Leia Também