A sede das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, será um dos pontos de instalação das Tendas do projeto Cuidar de Quem Cuida, voltado para o acolhimento, bem-estar e valorização das catadoras de materiais recicláveis que atuam no Carnaval de Salvador. Nesta quarta-feira (26), às 14h, o Governo do Estado fará o lançamento oficial da segunda edição do projeto, na sede das Voluntárias Sociais, com a imprensa e diversos órgãos estaduais, entidades da sociedade civil e as centrais de catadoras.
De 28 de fevereiro a 4 de março, das 8h às 14h, serão realizados atendimento psicológico; oficinas de yoga, massoterapia, rodas de conversa, exercícios de respiração, acupuntura auricular, ventosaterapia e meditação. A ação, que marca o início da programação do Março Mulher, acontecerá em parceria da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA); Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio do projeto Ecofolia Solidária; a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); Fundação Banco do Brasil, por meio do programa Eco Recicla +; Receita Federal; e Unisol Bahia.
Segundo a secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, a iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado com a garantia de condições dignas de trabalho, segurança e apoio às mulheres catadoras, reconhecendo seu papel fundamental na preservação ambiental e na economia circular na maior festa popular do Brasil.
Além da Tenda localizada na sede das Voluntárias Sociais da Bahia, também será instalada uma Tenda do projeto Cuidar de Quem Cuida, na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em Ondina. Nas tendas, as catadoras de materiais recicláveis, cadastradas nas centrais do Projeto EcoFolia Solidária no Carnaval e autônomas, poderão cuidar de si, encontrar apoio mútuo e desenvolver estratégias para lidar com os desafios físicos, mentais e emocionais que possam surgir. Fonte:mail.google.com