Blog do Jorge Amorim

Barra do Choça recebe ação para cadastramento no Programa Nacional de Crédito Fundiário

Barra do Choça sediou uma importante mobilização para cadastramento de trabalhadores rurais interessados no Programa Nacional de Crédito Fundiário. A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Bahia, a Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a Secretaria de Agricultura de Barra do Choça O evento reuniu centenas de agricultores que buscam acesso ao benefício. A reunião ocorreu no Mercado de Economia Familiar, em Barra do Choça, por intermédio de Cleide Pacheco.

O Programa Nacional de Crédito Fundiário oferece condições para que trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam adquirir um imóvel rural por meio de financiamento. Além da aquisição do imóvel, os recursos também são destinados à estruturação do terreno, incluindo infraestrutura para produção, assistência técnica, extensão rural, preparação do solo, compra de implementos e outros investimentos necessários para implantação de projetos produtivos.

Segundo o secretário de Agricultura Familiar, Crésio Lima, o cadastramento dos produtores tem abrangência estadual e integra o programa Terra Brasil, que também trata da regularização fundiária. “O programa é muito interessante, pois permite que pessoas que nunca tiveram acesso à terra possam conquistá-la com condições especiais de financiamento e descontos nas parcelas. No entanto, é importante ressaltar que o programa segue critérios rigorosos e os interessados devem atender aos requisitos estabelecidos”, destacou Lima.

A superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Tytta Ferreira, reforçou as exigências para adesão ao programa. “Podem participar trabalhadores rurais, filhos de agricultores familiares ou estudantes de escolas agrotécnicas. Os beneficiários devem ter renda familiar anual de até R$ 268.903,65 e comprovar pelo menos cinco anos de experiência rural nos últimos 15 anos. Além disso, não podem ser funcionários públicos, nem ter sido assentados ou participado de outros programas com recursos do Fundo de Terras da Reforma Agrária”, explicou.O evento contou com a presença de técnicos do Ministério vindos de Brasília e Salvador, além de lideranças locais e regionais. Para Seu Jessé, um dos articuladores da ação, a expectativa é que o processo de acesso à terra seja ágil e beneficie o maior número possível de agricultores. “Estou muito feliz em ver tanta gente reunida para garantir um futuro melhor. Com fé em Deus, todos serão contemplados. Agora seguimos para visitar mais fazendas na região e acelerar esse processo”, afirmou.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado e do Ministério do Desenvolvimento Agrário com a regularização fundiária e o fortalecimento da agricultura familiar, garantindo mais oportunidades e desenvolvimento para o município de Barra do Choça.


Curta e Compartilhe.


Leia Também