A situação precária da Escola Municipal Alfredo Brito, localizada na comunidade quilombola de Lagoa de Maria de Clemência, em Vitória da Conquista, tem gerado revolta entre pais, alunos e toda a comunidade escolar. De acordo com relatos enviados ao Blog do Sena, a unidade de ensino enfrenta graves problemas estruturais e segue com reformas inacabadas, iniciadas no ano passado e interrompidas antes mesmo do encerramento do último ano letivo.
Os moradores denunciam que o muro da escola está caindo aos poucos, e a parte que ainda está de pé apresenta risco iminente de desabamento. “Está balançando e pode cair em cima dos alunos a qualquer momento”, alertou uma mãe preocupada com a segurança das crianças.
Além disso, os pais relatam que o mato tomou conta do espaço, com a área externa totalmente abandonada e sem nenhum tipo de manutenção. A falta de salas adequadas para comportar os estudantes é outro problema. No ano passado, as aulas tiveram que ser realizadas na sede da associação comunitária.
Com o início do ano letivo marcado para o dia 3 de fevereiro, a comunidade exige respostas e um posicionamento imediato da prefeita Sheila Lemos. “Como os alunos vão estudar nessa situação? Isso é um descaso com nossa comunidade”, desabafou a mãe de aluno.
O Blog do Sena já entrou em contato com a Prefeitura de Vitória da Conquista para obter esclarecimentos e buscar informações sobre as providências que serão tomadas em relação à situação da escola. Até o momento, ainda não houve resposta Blog do Senma