
Na última segunda-feira (3), representantes da Associação de Surdos de Barra do Choça, Jean, Edvaldo e Gislaine, estiveram presentes no Plenário da Câmara Municipal para esclarecer o posicionamento de um surdo sobre questões ligadas à comunidade surda, em especial sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), após declarações infelizes feitas durante a sessão Solene do Maio Laranja, realizada no dia 23 de maio de 2024.
As declarações do surdo em questão repercutiram negativamente em todo o país, gerando grande descontentamento na comunidade surda. Preocupados com a situação, os membros da Associação de Surdos de Barra do Choça solicitaram um espaço na Câmara Municipal para esclarecer o equívoco e apresentar a visão correta da comunidade sobre o BPC.
O Presidente da Câmara, Ailton Moreira, concedeu o espaço aos representantes da Associação, que puderam apresentar seus esclarecimentos.
Em sua fala, a estudante de administração da UESB, Gislaine, agradeceu o espaço concedido e elogiou o intérprete de Libras, Oscar, por sua atuação impecável: “Oscar, né? Que tá aqui presente com a gente nos oferece acesso a uma interpretação exímia do que está acontecendo aqui no contexto político. Porque nós já conhecemos Oscar, já conversamos com ele. Nós sabemos da formação dele, de sua integridade e as vezes, o aconselhamos. Ele também é associado a associação de surdos”.Gislaine aproveitou a oportunidade para esclarecer o papel do BPC para a comunidade surda: “Nós entendemos também que o BPC é um benefício que as pessoas surdas têm, é um direito delas. Serve para comprar medicamentos, para cuidar da saúde, fazer suas formações, a sua Universidade, Faculdade para que no futuro as pessoas todas possam agradecer por ter recebido esse benefício.
Também tem as crianças de surdos que recem esse dinheiro BPC, ele serve para ajudar essas pessoas a se desenvolver. Eu gostaria de esclarecer para vocês, que não vai ter problema nenhum com a nossa distribuição da nossa renda. Essa é uma resposta que a gente tá dando para vocês para todo mundo comunidade, tudo bem?”
A ação da Associação de Surdos de Barra do Choça demonstra o compromisso da entidade em defender os direitos da comunidade surda e combater o preconceito e a desinformação. A iniciativa também serve como um lembrete da importância da inclusão e da acessibilidade para todas as pessoas.