A Secretaria Municipal de Educação de Barra do Choça, em parceria com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), concluiu com sucesso o terceiro módulo do Programa Formação Pela Escola, nos meses de março e abril, com foco no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Este programa, parte integrante do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE, tem como principal objetivo fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.
O curso foi especialmente destinado aos conselheiros do controle social, monitores, auxiliares e gestores das escolas da rede municipal de ensino de Barra do Choça. Dos 28 inscritos, 22 cursistas foram aprovados, demonstrando dedicação e comprometimento. Infelizmente, seis não conseguiram atingir a média necessária para a aprovação. A epidemia de Dengue que assolou o país e especificamente o município afetou o curso, com pelo menos cinco dos cursistas e o tutor sendo diretamente afetados pela doença.
Os participantes ressaltaram a relevância da capacitação para o aprimoramento de suas competências e reconheceram sua contribuição para o constante desenvolvimento e melhoria da qualidade do ensino no município. Para Jaqueline, manipuladora de alimentos, o curso foi fundamental para aprimorar seus conhecimentos sobre uma alimentação escolar de qualidade, desde o recebimento dos alimentos até seu preparo. “Como mãe, é gratificante saber que nossos filhos recebem uma alimentação saudável e de qualidade, melhorando seus hábitos alimentares não apenas na escola, mas também na vida”, enfatizou.Além dos conteúdos dos módulos, foram realizados Encontros Virtuais nos dias 04 e 18 de abril, nos quais foram discutidos tópicos relacionados ao Programa de Formação Pela Escola. Durante esses eventos, foram apresentados detalhes do Módulo PNAE e debatidas as metodologias empregadas ao longo do curso.
Os participantes tiveram a oportunidade de interagir por meio de fóruns online e foram familiarizados com o Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma ferramenta fundamental para a continuidade da capacitação.