Culminância do Projeto destaca a valorização da cultura do município e o estímulo à leitura entre os alunos
O Centro Educacional Professor José Amorim (CEJA) promoveu nesta quarta-feira a culminância do Projeto de Leitura “Redescobrindo a Leitura”, com o tema “Barra do Choça: Riqueza a Gerar – Nossa Identidade, Nossa Cultura e Nossa História”. O evento, marcado por momentos de emoção e aprendizado, destacou a importância de valorizar a identidade local e promover o apreço pela cultura do município.O Projeto de Leitura proposto pelo CEJA visa não apenas incentivar a leitura entre os alunos, mas também promover a valorização da cultura e história de Barra do Choça. Durante a culminância, foram realizadas atividades que contaram a participação dos estudantes em situações de leitura de diferentes gêneros, como contos, poemas, parlendas, trava-línguas, dentre outros.Os artistas homenageados durante o evento foram o artista plástico Cenildo de Jesus Silva, o cantor Israel Reis, os poetas Murilo Donato e Agnaldo Tavares, professor de dança Aleilton Rocha, alitista cultural, Aline Alsan e escritora Marly Di Lauro, reconhecidos por suas contribuições para a cultura local.
Segundo os organizadores, a iniciativa do Projeto de Leitura busca desenvolver nos jovens o hábito de ler. “Sabemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais os nossos jovens do ato de ler. Por isso, é fundamental promover atividades que estimulem a leitura e fortaleçam o vínculo dos alunos com sua realidade”, ressaltaram.O objetivo geral do projeto é promover o apreço pela cultura local, valorizando artistas de Barra do Choça por meio das múltiplas linguagens. “Acreditamos que, ao explorar as riquezas locais, estaremos formando cidadãos críticos, conscientes e orgulhosos de sua identidade cultural”, afirmou a coordenadora Angela Di Lauro.A culminância do Projeto de Leitura “Redescobrindo a Leitura” no CEJA reafirma o compromisso da instituição com uma educação contextualizada, relevante e que promova o desenvolvimento integral dos alunos.
Você gostou deste conteúdo? #Compartilhe. Somos 13.3K! Faça parte você também do nosso Instagram. Acesse e siga-nos: @blogdojorgeamorim