A Prefeitura Municipal de Barra do Choça vem a público repudiar o ato racista sofrido por uma servidora municipal, agente da portaria do Hospital Municipal Dr. José Maria de Magalhães Neto, na noite desta quinta-feira, 25 de abril, em Barra do Choça.
Ele chegou na unidade hospitalar por volta das 21h40, solicitando fazer uma visita a um paciente, mas a visita é somente durante o dia, e após ser informado e ter a sua entrada proibida, ele ofendeu a profissional com xingamentos os quais nos recusamos e divulgar por respeito à servidora. Mediante ao ataque, a Polícia Militar foi acionada para conduzir a situação, onde foi constatado o crime, tendo como testemunhas as pessoas que estavam no local e presenciaram o ato discriminatório. O homem foi detido e levado para o Disep em Vitória da Conquista, onde ficou à disposição da Justiça.
Lamentamos o ocorrido em que um homem discrimina uma agente pública em serviço por conta da cor da sua pele. Não toleramos racismo, e muito menos nas repartições públicas. A cor da pele não deve jamais interferir no caráter, valores, princípios ou profissionalismo de alguém. O racismo é inaceitável e deve ser firmemente combatido, não apenas em nosso País, mas em qualquer lugar do mundo. Esse ato integra os chamados crimes de ódio.
Destacamos ainda que, o racismo é um crime previsto no Art. 1º da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 (Lei de Crime Racial), que passou a vigorar com as seguintes alterações: “Art. 2º-A Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional. Art. 3º Impedir ou obstar o acesso de alguém, devidamente habilitado, a qualquer cargo da Administração Direta ou Indireta, bem como das concessionárias de serviços públicos ocasiona em pena com reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.
A ela e aos demais barrachocenses que lamentavelmente ainda convivem todos os dias com o preconceito, a Prefeitura Municipal presta a sua solidariedade.
Se você for vítima de racismo ou conhece alguém que seja, não fique calado. Disque 100 e denuncie!
Você gostou deste conteúdo? #Compartilhe. Somos 13. 1K! Faça parte você também do nosso Instagram. Acesse e siga-nos: @blogdojorgeamorim