Uma recente onda de violência relacionada às drogas deixou pelo menos 13 pessoas mortas no Equador, cujo presidente declarou estado de “conflito armado interno” e enviou as forças armadas para as ruas depois que traficantes armados invadiram uma estação de televisão ao vivo. Segundo Luis Cordova Alarcon, coordenador do programa de investigação, ordem, conflito e violência da Universidade Central do Equador, “o medo de espalha”, com vídeos de gangues ameaçando sequestrar policiais.
Para Luis Cordova Alarcon, o problema agora é a “evidência concreta de que o governo, diante da incapacidade de fazer uma reforma policial eficaz, se depara com instituições totalmente infiltradas pelo crime organizado”.
“O Estado equatoriano é incapaz de implementar as decisões tomadas pelo governo. É por isso que o líder dos Lobos foi preso e já está foragido da prisão de Riobamba, e o líder dos Choneros também saiu da prisão há mais de uma semana e o governo só descobriu recentemente. Evidentemente, a sociedade está mais uma vez em pânico porque há atos terroristas, carros incendiados, explosões em passarelas de pedestres veículos em pelo menos 10 cidades do país. Somam-se a isso vídeos que as próprias gangues divulgaram nas redes sociais, ameaçando sequestrar policiais. O medo está se espalhando”, afirmou, em entrevista à RFI.
Fonte: Uol
CONHEÇA O NOSSO INSTAGRAM. SIGA-NOS…
SE INSCREVA EM NO NOSSO CANAL E TENHA ACESSO A VÍDEOS INTERESSANTÍSSIMOS. CLIQUE AQUI