Blog do Jorge Amorim

Barra do Choça perde o escritor e poeta Enock Ribeiro, morto aos 69 anos

Biblioteca Enock Ribeiro – Departamento de Cultura homenageia o escritor

O poeta, escritor e compositor Enock Ribeiro de Oliveira morreu neste domingo (08), aos 69 anos, em Barra do Choça.

Servidor aposentado da Embasa, Enock é autor de livros, poemas e diversas canções. Ele é 10º dos 14 irmãos, são eles: o ex-prefeito Gesiel Ribeiro, as professoras Eliete, Mírian, Venó, Cida e Gerenice, Gerúsia, Candinha, Elvira, Alcebíades, Aparício e Agenor. Ribeiro é filho do saudoso Agenor Oliveira “Agenor do Queijo” e de dona Maria Ribeiro Oliveira. Deixa esposa e quatro filhos, Matheus, Katarine, Karoline e Rafael e netos.

Enock é natural de Itambé, mas adotou Barra do Choça como sua cidade de coração. Aqui chegou ainda menino, onde se tornaria um artista importante do município.

Por influência da escola e professores, Enock começou a se interessar pela escrita a partir dos 25 anos, mas foi entusiasmado pela leitura desde novo, mesmo nunca se envolvendo diretamente.

Quando começou a escrever suas poesias, adotou o perfil mais intimista, escrevendo sobre experiências de vida, a natureza e o mundo. Para ele, falar sobre a vida pessoal não chama a atenção do público.

O artista começou a se moldar desde a escola: foi cronista e editor do jornal estudantil conhecido como “O Sertão”. Com amigos, criou o grupo cultural que idealizou e promoveu o jornal informativo, conhecido como “Esculaxo”, a ideia era trazer diversas informações sobre clima, cultura e humor, mas o o projeto teve de ser interrompido por tratar-se de um grupo clandestino.

Anos depois foi um dos membros responsáveis pela criação da Fundação Cultural do Município de Barra do Choça, que não teve apoio político, mas continuou a incentivar o acesso à cultura. Se juntou a outros grupos que também ofereciam ajuda às pessoas vulneráveis e realizavam ações filantrópicas.

A organização, enfim, conseguiu realizar cinco Semanas da Cultura com o suporte municipal, e o grupo teve êxito; posteriormente novas pessoas assumiram o grupo que conseguiu chegar à 10º edição.

Enock Ribeiro escreve até hoje poemas, crônicas, músicas e planeja eventos culturais.

Atualmente o escritor tem um romance, “Terra Mansa”, publicado em 1998. Ele ainda deseja fazer mais livros, sendo uma das ideias utilizar seus poemas e crônicas, que ultrapassam 100 escritos, para formar uma nova obra.

Outros trabalhos são: Sertões de Elomar, São Francisco, O velho Chico, Oh Sinhá, Cidadania não tem preço e O valor do perdão. O autor nunca teve retorno financeiro de suas obras, ele destaca que sempre os fez por amor.

* Com informações do Departamento de Cultura de Barra do Choça


Curta e Compartilhe.


Leia Também