É compreensível e racional sentir medo. Mas pânico ajuda? Entendo, mas não ajuda. Disseminar todas as ameaças que surgem nesses momentos nos grupos? Muito menos.
🌸 Foque mais na prevenção e menos em medidas que só >reforcem< a violência como muro altíssimo, detector de metais, escolta armada. Nada disso te protege como você pensa! O buraco é mais embaixo.
🌸 E uma dica: quanto menos falar dos ataques (principalmente perto das crianças e adolescentes) e menos ibope der ao assunto em grupos sem função específica, menos você estará mantendo uma engrenagem tóxica funcionando. Precisamos falar de soluções e não de repetir “disse me disse” que só cria pânico.
🌸 O meio tóxico, violento, negligente e a rejeição são os maiores influenciadores do comportamento destrutivo dos ataques. Negligência infantil e violência doméstica são extremamente comuns na vida destes agressores. Bullyng estava presente na vida de 85% dos assassinos (comece educando seu filho sobre bullyng! Falar de racismo, homofobia, gordofobia não é mimimi!).
🌸 Está preocupada com algum risco? Denunciar na escola e na polícia é efetivo. No grupo de whatsapp NÃO!!!
Quando estiver preocupado (a) com comportamentos problemáticos, comunique a escola, ligue para o 190 e denuncie virtualmente através do https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura ou vá a delegacia mais próxima para registrar a sua denúncia.