Blog do Jorge Amorim

Professores da Área de Humanas da rede pública de Barra do Choça visitam museus em Vitória da Conquista

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia por meio da Laboratório de Estudos, Documentação Inquisitorial, e Sociedade de Antigo Regime em parceria com a Secretaria de Educação de Barra do Choça, levaram os docentes da área de humanas da rede pública de ensino municipal para uma visita aos museus de Vitória da Conquista.

Destaque: Profª Drª Idelma Novais, Profª Drª Grayce Bonfim e Prof Dr. Belarmino Souza

Além do curso de formação em História Regional e Ensino de História, mesa redonda e momentos culturais, os historiadores e geógrafos puderam saber com mais detalhes as histórias que o Museu Regional de Vitória da Conquista, a Casa Memorial Régis Pacheco e o Museu Pedagógico Padre Palmeira preservam.De acordo com a professora Idelma Novais,  uma das idealizadoras, as atividades fazem parte da abertura do Projeto Diversidade Étnico Cultural desenvolvido pelo Centro Educacional de Barra do Choça, estendido às demais escolas municipais.

“Foi um anseio de muitos professores da área de Humanas do CEBC que se tornou realidade. Esperamos estender às outras áreas, para que possam ser nossos parceiros nessa temática da diversidade Étnico Cultural, valorizando sempre essas culturas indígenas e afro-brasileira”, concluiu.Os trabalhos foram mediados pela historiadora e doutora de Barra do Choça, Idelma Novais. O planejamento faz parte da abertura do Projeto Diversidade Étnico Cultural de 2023 de Barra do Choça, desenvolvido pelos professores da área. A partir de novembro essas temáticas serão trabalhadas em sala de aula com mais afinco, com discussões sobre a cultura afro-brasileira e indígena. A animação cultural ficou por conta de Lourenço e Gilson, disponibilizados pelo Espaço Cultural João Caranha.

Feliz com o resultado, a Professora Doutora, Grayce Bonfim avaliou positivamente o dia. “Avaliamos positivamente, pois foi um dia bastante produtivo e foi além de nossas expectativas no que refere ao envolvimento dos professores.
Todos os objetivos da ação foram alcançados e possibilidades de novas atividades”, avaliou.

A realização desse momento só foi possível, também, com o projeto de extensão “Antigo Regime Debate”; “Cinema e História” e “Leituras de História do Brasil”, do Departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Com informações ASCOM/PMBC

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também