Departamento de Meio Ambiente visita moradores que sofrem com pombos em suas residências
A Prefeitura de Barra do Choça, por meio da Secretaria de Agricultura (Semagri), vinculada ao Departamento de Meio Ambiente (Demma) e com a parceria do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (Cetas), visitou na manhã desta terça-feira (3) os moradores do bairro Cidade Jardim que sofrem com a invasão de pombos em suas residências.
A visita foi realizada por Sintia de Cassia, técnica ambiental e Aderbal Azevedo, médico veterinário do Cetas. O objetivo foi descobrir a causa do grande número de aves que estão morando nas residências e incomodando os moradores, tanto pelo barulho produzido, quanto pela sujeira e problemas no teclado.
Segundo Azevedo, a causa está vinculada à facilidade das aves em repousar nos espaços vagos nas casas, como ripas e debaixo de telhas. Além disso, por haver casas sem nenhum morador, as aves utilizam essas residências como local de reprodução e, consequentemente, fazem das redondezas o seu habitat.
Ainda de acordo Azevedo, uma das formas de se precaver é fechar/vedar, com tela de arame, por exemplo, todos os lugares que os pombos podem acessar ou pisar, como as cumieiras. Essa é a forma mais eficiente e segura para acabar com esse problema.
Outra recomendação é que, por ser uma ave independente, os moradores não devem alimentar os pombos, seja de forma direta ou no descarte de alimento sem proteção. Alimentar as aves pode incentivá-las a continuar próxima a casa e desenvolver, ainda mais, a sua procriação.
Os moradores ainda devem se atentar que matar as aves também não é a solução. Além da possibilidade de se meter em encrenca com a justiça e oferecer riscos a todos, novos pombos virão de outro local para ocupar o espaço livre. ASCOM/PMBC
CONHEÇA O NOSSO INSTAGRAM. SIGA-NOS…
INCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOU TUBE E ASSISTA AS SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL. CLIQUE AQUI