Blog do Jorge Amorim

Departamento de Meio Ambiente atende denúncia de desmatamento junto ao INEMA


A Prefeitura de Barra do Choça, por meio do Departamento de Meio Ambiente (DEMMA), vinculado à Secretaria de Agricultura (Semagri) e apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), realizou nesta quarta-feira (30) a vistoria em uma propriedade municipal que foi denunciada por desmatamento ilegal.
O DEMMA havia recebido, no mês de outubro, uma denúncia de desmatamento ilegal na região do Brejão, área protegida por lei em que há a predominância da mata atlântica.

Diante da denúncia, o engenheiro ambiental da Semagri, Isaac Júnior Pacheco e o fiscal do Inema, Lázaro Oliveira, visitaram o espaço e avaliaram as condições em que a mata se encontrava. O local foi interditado e não poderá sofrer nenhuma intervenção até a finalização do caso.

O proprietário da área terá 20 dias, a partir da data da visita dos técnicos ao local, para justificar ao INEMA os motivos do desmatamento e suas pendências perante a lei. Além de advertência, por se tratar de mata atlântica, o responsável poderá receber uma multa de R$1000 (mil reais) a R$6000 (seis mil reais) por hectare, além de outras medidas judiciais, a depender da gravidade do processo.
A ação visa preservar e cuidar do meio ambiente e de toda sua fauna e flora. Por isso, em caso de dúvida, denúncia de desmatamento ou qualquer conduta que traga malefícios aos recursos hídricos ou à biodiversidade, procure a Semagri e faça sua denúncia com sigilo.

Curta e Compartilhe.


Leia Também