A Escola Josenildo Leite realizou nesta semana, em que se comemorou a Semana da Consciência Negra, uma série de atividades alusivas ao tema. Além de trabalhar com o tema “Consciência Negra”, os educandos confeccionaram materiais, assistiram e discutiram filmes, produziram pinturas cartazes e murais.
Na sexta-feira (18), os estudantes foram reunidos no pátio da escola para a culminância do Projeto. No primeiro momento, a advogada Drª Leiliane, abordou a questão do negro no Brasil. Apresentou um breve relato da história de lutas e vitórias do negro no País.
Enalteceu personagens pretos que conseguiram romper preconceitos, reforçou a necessidade de auto aceitação, respeito de si e do seu próximo.
Um painel foi produzido pela direção e coordenação para exaltar a beleza na mulher negra. Denominado de “As nossas Belas…”, a exposição fotográfica trouxe a beleza de alunas, mães de alunos e funcionários da escola.
Como todo evento que aborda a cultura negra, nunca é demais falar sobre a origem destes povos. Para isso, a Associação Cultural e Artística Memória do Bimba, Núcleo do Distrito de Lucaia, foi convidado a abrilhantar o evento. Dinâmico, instrutivo e bastante animado, o grupo mesclou informação com dança. Foi um sucesso.
Os professores Vinicius Rodrigues e Roniclei Santos abordaram com propriedade questões, como: Como o negro veio parar no Brasil?; Em que condições eram submetidos?; Como resistiram? E qual o legado deixado por estes povos. A manhã foi encerrada com a apresentação de dança com alunas do Josenildo Leite.