Estudantes das escolas Josenildo Leite, Marlene Santana e CEBN participaram nesta sexta-feira(11), do programa Acuidade Visual, implantado no município pela Secretaria Municipal de Educação e Saúde.
Nesta etapa o programa atenderá mais de 700 estudantes entre os dias 10, 11 e 12 de novembro. Uma equipe de coordenadores da SEMED e técnicos da empresa contratada atendem na praça Senhor do Bomfim em frente a igreja católica.
As dificuldades de enxergar o quadro-branco farão parte do passado para alunos da sede e zona rural de Barra do Choça. O longo período de aulas remotas obrigou crianças e jovens a usar o celular com frequência. Isso fez com muitos deles fossem acometidos de problemas visuais.Atento às questões relatadas por professores e outros profissionais da educação, o secretário Ricardo Amorim buscou parcerias. A primeira delas foi com a Secretaria Municipal de Saúde, que fez contato com especialistas em doenças oculares. E juntas, educação e saúde disponibilizam consultas e óculos gratuitamente para os estudantes barrachocenses.
A coordenadora Queulli Brito informou que na primeira etapa foram confeccionados e distribuídos uma média de 1400 óculos e, nessa segunda etapa, a previsão é que mais de 700 alunos sejam diagnosticados e contemplados lentes e armação. A empresa tem mais de 200 modelos de armações no estoque. Os alunos/pacientes escolhem um modelo e o recebe 30 dias depois do exame.
“O processo ocorre em 2 etapas: primeiro os técnicos fazem uma triagem nas escolas para detectar se os estudantes necessitam dos óculos. Aqui, no consultório móvel, eles passam pelo aparelho autorrefrator. Se o aluno for acometido de uma lesão e não houver a necessidade de usar óculos, a SEMED oferece todo o suporte para o tratamento”, reiterou a coordenadora. Com informações do ASCOM/PMBC