

Um internauta registrou em vídeo uma cena inusitada em uma palmeira no Distrito de Barra Nova, em Barra do Choça. O vídeo viralizou nas redes sociais.
Nele, aparecem centenas do inseto que deslocam da parede de uma casa passam pelo jardim até a copa da palmeira. A arvore está localizada no centro do Distrito, nas imediações da quadra poliesportiva.
Impressionado pela cena, um internautas orientou, “Alguém aqui marca o secretário de agricultura para ver se ele toma alguma providência”, cobrou.
*Lagarta das palmeiras é o nome pelo qual são chamadas as larvas de duas espécies de borboletas. Esses insetos pertencem, na classificação científica, à Ordem Lepidoptera, Família Nymphalidae e Subfamília Brassolinae. Essas duas espécies, de maior importância por causarem prejuízos aos homens, recebem os nomes científicos de Brassolis sophorae e Brassolis astyra.
A borboleta de Brassolis astyra é praticamente toda de coloração pardo escura, com faixas amarelo alaranjadas apenas nas asas anteriores. As asas possuem envergadura de 9 a 10 cm. As lagartas são marrom avermelhadas com listras longitudinais e possuem o corpo coberto por fina pilosidade, atingindo até 8,5 cm de comprimento no final de seu desenvolvimento.
