Blog do Jorge Amorim

DESAFIO! Conheça o maior catador de Café de Barra do Choça e região

Em sua última viagem aos cafezais do Espirito Santo, onde trabalhou em um período de 15 dias, ele faturou R$ 3,5 mil, colhendo café, isto mesmo! Refiro-me a este barrachocense que com orgulhoso se declara como o maior catador de café de Barra do Choça e região.

Trata-se de Antônio Célio (38), conhecido por todos como “Cargueiro”. Cargueiro é morador do Povoado Boa Vista, é muito conhecido e admirado por aqueles moradores.

O Blog do Jorge Amorim conversou com o colhedor de café, que relatou um pouco sobre a sua lida na lavoura cafeeira.

Ele conta que ao chegar em uma fazenda no Espírito Santo, um capixaba lançou um desafio aos seus colegas, como ninguém se aventurou, o desafiante começou então a provocá-lo. Segundo Cargueiro, após as constantes provocações, resolveu aceitar o desafio. No primeiro dia, o desafiante colheu 39 sacos, e ele 45, a R$ 12 a cada. Total da semana, o Capixaba colheu 211 sacas e Cargueiro 250 sacas, “Acabou a força do homem”, brincou.

Devido a um problema de saúde na família, o barrachocense foi obrigado a voltar para a Terra do Café.

Em Barra do Choça, Cargueiro estava colhendo café em uma propriedade denominada Fazenda Sossego, também conhecida como “Fazenda da Viúva”. Novamente fora desafiado por um outro trabalhador do Brejão, e como de praxe, aceitou o desafiou. Na primeira semana, ele colheu 250 latas de café, na segunda 380 latas de café, acabou com o adversário. “Não teve um que ganhasse de mim colhendo café”. O segredo? meu jeito de panhar café, meu jeito de trabalhar”, finalizou.

Veja vídeo…

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também