Blog do Jorge Amorim

Prefeitura inaugura Espaço Cultural João Caranha com muita arte e apresentação de artistas locais

“Não deixem isso morrer. Um povo sem cultura é um povo sem identidade!”, clamou Eric Fabiano, secretário de Administração, na noite de inauguração do Espaço Cultural João Caranha.

A noite do último sábado, 2 de abril, foi um marco para a cultura de Barra do Choça. A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Cultura e das secretarias de Infraestrutura e Administração, pôde reunir, com muita alegria, os barrachocenses no novo espaço para a Inauguração do Espaço Cultural João Caranha, um verdadeiro resgate e valorização à cultura e arte local.

“Estamos resgatando a cultura para as crianças e jovens que virão e continuarão a preservá-la. Que ela se estenda a outros projetos, escolas e espaços”, disse Oberdan Rocha, prefeito e defensor da cultura local.

Emocionado, Oberdan declarou ainda: “Quando recebemos Barra do Choça e vimos toda a história do município ensacada, deixada em vestiários do Ginásio entendemos o lugar que tinha a cultura para a gestão passada, era uma cena muito triste. Por isso, essa é a nossa semente, nosso resgate também dos jovens. Nosso sexagenário está próximo e será comemorado!”.

O momento, que contou com a participação do prefeito Oberdan Rocha, do vice Naelton Freitas, dos secretários e vereadores, bem como do presidente da Câmara, Ronaldo Lima, recebeu também o deputado estadual Eduardo Salles, que prestigiou a inauguração.

“A cultura muda a vida das pessoas. Parabenizo a todos os responsáveis por esse momento lindo. A gente se arrepia com ações como essas”, destacou Salles.

O diretor de Cultura, Euzébio Oliveira, destacou o sonho realizado a partir da inauguração do espaço. “Quando entramos na campanha com o objetivo de reconstruir, já pensávamos no resgate e preservação da cultura. E é por isso que estamos devolvendo o nome ao Espaço Cultural, uma homenagem à família e ao poeta”. Euzébio, chamando os professores que são, também, artistas e instrumentistas locais, disse: “Esses são os melhores que temos, os melhores. Estão aqui porque acreditamos que a nossa arte é mais do que os estigmas e a banalização cultural pela qual somos conhecidos fora do país, como citou o Papa Francisco certa vez. Cultura é formação! Esse espaço é de vocês”.

O espaço, tomado por famílias, moradores locais, amigos, artistas, simpatizantes dos movimentos culturais e representantes do poder público, tinha a emoção e gratidão como sentimentos norteadores do momento. A preservação do nome do poeta João Caranha é sinônimo de respeito e de responsabilidade do poder público com a cultura local e seus artistas. E, os artistas, como sempre, abrilhantaram o momento.

Com o palco aberto ao público, nomes como Lourenço e banda Doido de Pedra, Nívea Almeida e o juvenil Renatinho Oliveira puderam mostrar seu talento, entre muitos outros. Houve ainda a apresentação coreografada do grupo Dinastia, coordenada pelo professor de dança do espaço cultural

Em sua fala, o prefeito Oberdan exaltou os artistas locais e declarou que a iniciativa de realocar o Espaço Cultural ali foi ideia da primeira dama, Demi Melo.

“Demi começou a pensar o Espaço Cultural neste local quando não sabíamos qual a destinação apropriada para ele. E, agora, vejo que não poderia ter sido uma escolha melhor”, explicou o prefeito.

O vice Naelton, agradecendo o empenho e a engenharia do Setor de Projetos e da secretaria de Infraestrutura, pontuou que o espaço traz aconchego e inclusão social. “Esse espaço democrático cabe todo mundo. Hoje colhemos os frutos culturais semeados um dia. Somos gratos por todo o empenho coletivo em prol deste ambiente que acolhe e inclui, mostrando o poder que a cultura tem!”.

Oberdan fez ainda um chamado especial aos artistas barrachocenses. “Este lugar deve ser preservado por toda a população e, principalmente, por vocês, artistas. É a missão de vocês! Que todos possam cuidar e lutar por esse espaço e, se a placa com meu nome vier a ser um impedimento, tirem a placa, mas que permaneça a cultura!”, ressaltou Oberdan. Para Eric Fabiano, secretário de Administração, “Esse aqui é o nosso sonho tomando forma. A vida tem algo mais e esse algo é a cultura. A educação, o esporte e a cultura são instrumentos de mudança, propiciar isso aos nossos jovens e crianças uma perspectiva diferente de vida é o nosso dever”.

Por Ascom/PMBC


Curta e Compartilhe.


Leia Também