Blog do Jorge Amorim

Prefeitura Municipal homenageia o ex-prefeito Israel Tavares

Relembrar os anos de Israel Tavares Viana à frente do poder público municipal é embarcar numa trajetória de conquistas e progresso. Advogado por formação, Seu Iosa, como é carinhosamente chamado, atuou por dois mandatos como prefeito de Barra do Choça, de 1971 a 1974 e de 1979 a 1982, tempo em que projetou a pequena e promissora cidade para o mundo.

Marcados por incansáveis lutas e vitórias em prol do povo, seus mandatos trouxeram desenvolvimento e dignidade aos que mais precisavam. Foi como prefeito que Seu Iosa construiu uma das principais vias que temos hoje, a estrada que liga Barra do Choça a Vitória da Conquista. São mais de 20 km de asfalto que possibilitam o deslocamento diário entre as duas cidades. Mas ele não parou e conseguiu mais: trouxe o asfalto para a estrada que liga o município a Planalto.

Visionário, foi o responsável por introduzir Barra do Choça à modernidade. A partir de seus esforços, conquistou para o município o direito à implantação da cultura do café, que seria iniciada em outras localidades. A iniciativa proporcionou à Barra do Choça o título de “Terra do Café” graças ao desenvolvimento e crescimento da cafeicultura no município.

Seu Iosa trouxe a energia elétrica e com ela possibilitou que as casas do município recebessem luz.Tornou realidade o uso do telefone e promoveu o desenvolvimento, aplicação e implantação da telecomunicação aos barrachocenses. Ele também conseguiu levar aos lares da cidade a água encanada, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – a EMBASA. Com garra, trouxe para Barra do Choça o Banco do Estado da Bahia – BANEB, atual Bradesco, a agência avançada do Banco do Brasil e o Banco Econômico, o mais antigo banco privado do Brasil.

Foi à frente do poder público que incentivou a prática de esportes por meio da construção do Estádio Municipal e fomentou a feira livre com a construção da parte coberta do Centro de Abastecimento Francisco Amorim – CEABA. Foi presidente do Sindicato Rural Patronal e foi também o representante do SEBRAE por muitos anos.

Estudioso incansável, Israel Tavares foi o idealizador da estrutura circular do Colégio Dária Viana de Queiroz que lembra um globo em sua entrada. Construiu ainda diversas instituições municipais na zona rural, no distrito e na sede como a escola Antônio Carlos Magalhães, ACM.

Foi também nessa época, como prefeito, que trouxe mais saúde para o povo barrachocense, quando ergueu o Hospital Municipal. E em seu segundo mandato finalizou as obras do prédio público da Prefeitura Municipal, que hoje passa por reformas. O patrimônio deixado por Seu Iosa ultrapassa o plano físico. Seu legado e conduta são herança do povo forte e trabalhador desta terra e servem como ensinamento para os que virão.

Como advogado, atuou pelos mais humildes. Para ele, todos eram iguais e mereciam defesa, como preza o Direito. Por isso, doava-se em prol daqueles que não podiam pagar. Não pestanejou, mas dedicou-se, após o tempo como prefeito, às causas daqueles que mais precisavam e menos podiam.

A Terra do Café perde seu grande agente e propulsor do progresso. E é com enorme pesar que nos despedimos de um dos políticos mais longevos desta terra tão fértil.
Que Deus o receba em sua paz, Seu Iosa. Daqui nós seguiremos cuidando da sua tão amada Barra do Choça.

Por Ascom/PMBC


Curta e Compartilhe.


Leia Também