Blog do Jorge Amorim

PERSPECTIVAS ELEITORAIS DE 2022 SÃO DEBATIDAS EM PLENÁRIA DE WALDENOR E ZÉ RAIMUNDO

As movimentações partidárias de esquerda visando o retorno de Lula à Presidência da República e a eleição das bancadas de sustenção no Congresso Nacional, nas eleições de 2022, foram apresentadas pelo  secretário-geral do PT nacional, deputado Paulo Teixeira, na plenária realizada pelos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual, na última terça-feira (21).
Teixeira falou especialmente dos desafios das mudanças na legislação eleitoral para a eleição dos deputados, em especial a cláusula de barreira e o fim das coligações, e defendeu “um esforço ainda maior da militância para eleger uma forte base de apoio a Lula”. Este esforço, alertou, é estratégico para enfrentar a tática bolsonarista de despejar um alto volume de recursos do orçamento secreto, através de emendas parlamentares, com o claro propósito de favorecer a bancada da direita, eleitoralmente.
Expectativa na Bahia
Coube ao secretário estadual de Relações Institucionais, Luís Caetano, analisar a conjuntura política baiana e as expectativas sobre as próximas eleições. Ele destacou a excelente administração de Jaques Wagner, quando governador, que libertou os baianos “do jugo do autoritarismo”, seguida de uma gestão muito bem avaliada do governador Rui Costa, conforme pesquisas de opinião pública, destacando-se entre as melhores do país pela alta capacidade de investimentos. Portanto, concluiu,  com os apoios de Lula e Rui, o senador Jaques Wagner tem tudo para voltar ao governo da Bahia.
Este último evento dos mandatos foi também de congraçamento e em clima de final de virada de ano, quando os deputados e diversos convidados falaram das suas expectativas para o ano de 2022, todos igualmente otimistas pelo cenário que se desenha nas pesquisas eleitorais, em favor do retorno de Lula. O mesmo eles disseram que sentem em relação à Bahia, acompanhando a expectativa otimista de Luís Caetano.
A plenária realizada virtualmente pelos mandatos de Waldenor e Zé Raimundo, que contou com a participação de 175 lideranças políticas de 47 municípios, encerrou um ciclo de eventos que eles promoveram ao longo do ano. Foram cinco edições de “A Bahia em Debate”, com participação de secretários e dirigentes de órgãos do Governo do Estado, para esclarecimento e apresentação das suas ações sobre os pleitos apresentados; e seminários com os dirigentes partidários para avaliação de conjuntura política.
Como os eventos anteriores, a plenária foi transmitida pelas redes sociais dos deputados  Waldenor e Zé Raimundo (Youtube, Zoom e Facebook) reunindo em sala virtual uma média 150 participantes, entre prefeitos, vices, vereadores e lideranças políticas, sindicais e dos movimentos sociais das regiões Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco, Chapada Diamantina e Vale do Paramirim, onde os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo concentram a sua atuação política. ASCOM/Dep. Waldenor e Zé Raimundo


Curta e Compartilhe.


Leia Também