Blog do Jorge Amorim

Barra do Choça recebe 15 toneladas de batata para doação a famílias carentes

A cidade de Barra do Choça recebeu neste segunda-feira (20) a doação de 15 toneladas de batata inglesa que serão doadas para famílias carentes do município e entidades de assistência social.
A doação ocorreu por meio de parceria entre a SEMAGRI (Secretaria de Agricultura) e o movimento “Agro Fraterno”, programa filantrópico apoiado pela Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, e que visa atender as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Brasil.Para que o município conseguisse a doação, foi necessário a mediação da ex-professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e integrante do projeto, Tiyoko Nair, que possibilitou que o município recebesse o alimento.A professora disse que passou a conhecer melhor o trabalho da Prefeitura de Barra do Choça com os produtores rurais a partir do 1º Encontro da Diversificação da Agricultura Familiar, feito pela Semagri em setembro de 2021.
“Abraçamos esse projeto para atender a comunidade carente. Estivemos com o prefeito Oberdan e falamos sobre esses alimentos e, agora, assim que recebemos a notícia que chegariam mais batatas da Fazenda Progresso, resolvemos destinar à Barra do Choça. Sei que a Semagri, junto com os outros setores, vão abraçar esse projeto de uma forma que eu só tenho a agradecer”, disse a professora.Nair ainda destaca a importância da batata. Segundo ela, uma pessoa brasileira consome, em média, 5 a 7 quilos de batatas em um ano, isso se dá por conta de sua necessidade à saúde humana, seus benefícios e versatilidade na culinária. Crésio Lima informou que essa parceria começou com as articulações feitas há alguns meses com a Tiyoko e seu esposo Abel Rebouças, também professor da UESB e, com isso, realizarem esse trabalho social.
“Eles viram os trabalhos que a gestão tem feito no município e nos presenteou com essas batatas para fazermos esse trabalho social, o prefeito Oberdan Rocha não mediu esforços para fazer esse alimento chegasse aqui. Agora a Assistência Social ficará responsável por essa distribuição”, finalizou Lima.   A ação contou com o suporte da Associação Brasileira de Batata – ABBA, juntamente com produtores de batata da Fazenda Progresso, localizada em Mucugê, na Chapada Diamantina, e de onde foram doadas as batatas.Junto com a Secretaria da Assistência Social, as secretarias irão distribuir essas batatas para diversas famílias carentes, além de instituições filantrópicas, como a Cotefave, igrejas que têm trabalhos sociais, a Casa Asilar, Bom Samaritano, dentre outros.


Curta e Compartilhe.


Leia Também