Blog do Jorge Amorim

PLENÁRIA FAZ BALANÇO DE DEMANDAS DAS LOCALIDADES ATINGIDAS PELA CHUVA NA REGIÃO


Quais as medidas práticas que o governo do estado está adotando para o atendimento às localidades atingidas pelas fortes chuvas no interior da Bahia, desde os primeiros socorros e deslocamento de desabrigados, à doação dos equipamentos e utensílios domésticos (colchões, geladeiras e fogões), e reconstrução de casas e equipamentos públicos (pontes, estradas e barragens). Estas informações foram compartilhadas na Plenária Extraordinária dos Mandatos: Defesa Civil Estadual e as Chuvas na Região, promovida pelos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, na noite desta última terça-feira (28).
A reunião de trabalho, como preferem chamar os deputados, ocorreu virtualmente e teve a finalidade de fazer um balanço regional das demandas dos municípios que sofrem com estragos causados pelas enchentes e desabamentos, servindo também para compartilhar as ações do governo. Teve como convidados o secretário estadual de Relações Institucionais (Serin), Luís Caetano, o superintendente da Defesa Civil, coronel Carlos Miguel, e a superintendente de Assistência Social  (SJDHDS), Leísa  Souza. Eles falaram das ações e responderam aos questionamentos de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de 37 municípios do Sudoeste, Serra Geral, Chapada Diamantina e Vale do Paramirim.
O coronel Carlos Miguel falou sobre os 86 decretos de emergência já reconhecidos (fundamentais para os municípios receberem recursos do estado), a necessidade de se organizar gabinetes de crises nas cidades atingidas, fiscalização sobre barragens e outras providências para enfrentar o momento. Enquanto Leísa Souza informou sobre o trabalho de assistência social, o cadastramento das famílias e a necessidade da participação das prefeituras nesses processo para assegurar aos desabrigados o auxílio do governo e as doações de equipamentos e utensílios domésticos essenciais.
O secretário Luiz Caetano fez uma apresentação mais política, destacando a agilidade e o protagonismo do governador Rui Costa, inclusive com apoio presencial nas áreas mais atingidas, enquanto criticou o presidente Bolsonaro que, de férias em Santa Catarina, ignora a dramática situação da Bahia, assim como o ex-prefeito ACM Neto, pré-candidato a governador,  que “passeia no exterior”.  “O  governante do Brasil nos envergonha. Os líderes políticos têm que estar onde o povo precisa, levando apoio moral e medidas concretas, fazendo o que o governador faz, e os deputados Waldenor e Zé Raimundo estão fazendo”, elogiou o secretário.

Curta e Compartilhe.


Leia Também