Lula e Bolsonaro
Reprodução: Lula e Bolsonaro

O ex-presidente da República, Luiz Inácio “Lula” da Silva (PT), lidera as intenções de voto, com 36%, para as eleições presidenciais de 2022. É o que aponta a mais recente pesquisa DataTempo, instituto do jornal mineiro “O Tempo”. O atual líder do Executivo, Jair Bolsonaro (sem partido), aparece em segundo lugar, com 22%.

De acordo com o instituto, a liderança de Lula é impulsionada pelo eleitorado nordestino, com 16 a 24 anos e renda de até dois salários mínimos. Além disso, o petista venceria todos os possíveis adversários no segundo turno, enquanto Bolsonaro seria derrotado em quaisquer cenários. Tais números são referentes à pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.

O DataTempo realizou  2.025 entrevistas domiciliares, entre os dias 9 e 15 de setembro, em todo o Brasil.

Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dosa candidatos não são apresentados, a vantagem de Lula é menor. Neste cenário, o petista registra 28,4% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro alcança 23,3%.

Datafolha

A mais recente  pesquisa Datafolha , do dia 17 de setembro, também apontou uma liderança de Lula na corrida presidencial. Com ampla vantagem em um eventual segundo turno contra Bolsonaro, o petista venceria o atual presidente por 56% a 31%. IG