Blog do Jorge Amorim

Professores da rede municipal aprovam indicativo de greve, após decreto que autoriza aulas presencias

Os professores municipais de Vitória da Conquista aprovaram indicativo de greve nesta quinta-feira (8). A decisão foi tomada após Assembleia Geral Extraordinária Virtual e votaram um indicativo de greve da categoria, para enviar à Prefeitura Municipal.

A informação foi divulgada no site oficial do Sindicado Municipal Magistério Público de Vitória da Conuqista (Simmp). De acordo com o sindicato, a motivação aconteceu após o decreto publicado pela Prefeitura autorizando as aulas presenciais.

“O decreto publicado pela Prefeitura, autorizando as aulas presenciais, convergiu a opinião contrária da categoria. O Retorno às aulas presenciais vai causar um impacto muito grande na sociedade. Além de professores e estudantes, envolve famílias, transporte público e toda a comunidade. Inclusive a sociedade deveria ter sido consultada. Não é uma questão que a prefeita pode simplesmente baixar um decreto”, resumiu a professora Greissy Leoncio Reis, vice-presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público”.

O SIMMP também destacou a opinião dos professores sobre o assunto.  “Essa movimentação na cidade vai facilitar o surgimento de novas cepas do vírus e diminuir a eficiência das vacinas”, acrescentou o professor Eduardo Nunes Modesto.

Já a professora Marileide Pacheco, diretora de Assuntos Jurídicos do Simmp, denunciou a falta de estrutura das escolas, realidade conhecida pelos professores desde antes da pandemia. “Nós fomos às escolas e elas não foram adequadas ao retorno. Apenas em uma delas foi instalada uma pia pequena. Somos a favor de voltar, mas com segurança à vida”, relatou.

A presidente do Simmp, Elenilda Ramos, ressaltou que a categoria deseja voltar para as salas de aulas, mas destaca que não é o momento certo. ““Nós professores queremos voltar ao ensino presencial, sim, porque entendemos a importância disso. Contudo, este não é o momento. Nós precisamos participar das discussões sobre o momento adequado, uma vez que os profissionais de educação ainda não tomaram a segunda dose da vacina. Muitos não tomaram nem a primeira” disse.

Ainda de acordo com o Simmp, o indicativo de greve significa que os professores estão mobilizados para que essa situação arbitrária seja alterada. Caso não sejam ouvidos, uma nova assembleia será convocada para votação sobre a realização ou não de uma greve.

Além disso, o sindicato também informou que outras medidas foram demandadas pelos profissionais, como enquetes com os diretores das escolas para levantamento da real estrutura; acionar a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, a OAB, o Ministério Público do Trabalho e o Conselho de Saúde; cobrar da Prefeitura o plano de contingência em caso de aumento dos casos, quanto ao protocolo de segurança do transporte público e quanto ao fornecimento de EPI’s, entre muitas outras ações imprescindíveis antes de um efetivo retorno.

Por fim, o Simmp informou que também está realizando uma pesquisa entre os professores para definir o perfil da categoria em relação ao Covid-19: quantos têm doenças prévias, quem já foi contaminado, se apresentam sequelas, como se sentem psicologicamente em relação à pandemia, entre outros itens. Blog do Sena


Curta e Compartilhe.


Leia Também