Blog do Jorge Amorim

Alunos e professores do Dária Viana de Queiroz lançam NOTA DE ESCLARECIMENTO

Pais, professores e alunos do Colégio Dária Viana de Queiroz lançam NOTA de ESCLARECIMENTO sobre o não retorno das aulas na próxima sexta-feira, 26.07

Nós, professores e estudantes do Colégio Dária Viana de Queiroz viemos a público informar e esclarecer que NÃO RETORNAREMOS às aulas presenciais na próxima semana, dia 26 de julho, como autoritariamente exige a convocatória da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. E dizemos autoritariamente porque não houve nenhum diálogo e nenhuma consulta prévia à comunidade escolar, seja, professores, estudantes ou pais das escolas estaduais. Não houve nenhuma ação de planejamento e de discussão de como retornar presencialmente à escola. Mas deixamos claro que as AULAS CONTINUAM NA MODALIDADE REMOTA até o término da III unidade, dia 07 de agosto. Além do exposto, elencamos abaixo os principais motivos que nos levaram ao NÃO RETORNO PRESENCIAL na próxima semana:
1 – Não acreditamos que o Colégio Dária Viana esteja suficientemente preparado em sua estrutura física para garantir os protocolos mínimos de biossegurança, portanto, de saúde pública, diante de uma pandemia que ainda continua em curso.
2 – Apenas uma pequena parte dos professores estão imunizados com duas doses de vacina.
3 – E O MAIS GRAVE, os estudantes, na sua grande maioria, ainda não foram vacinados e não há ainda uma perspectiva de quando serão.
4 – Sentimos inconsistência no retorno presencial pela falta de planejamento prévio e de informações de como será a assistência/ensino aos alunos que não poderão comparecer presencialmente às aulas.
5 – Ainda não há certeza quanto ao transporte dos alunos da zona rural.
6 – O quadro de professores do Colégio Dária Viana ainda está incompleto, em pleno mês de julho. Muitas turmas não têm todos os professores.
7 – Tememos que este retorno sem planejamento aumente ainda mais a EVASÃO ESCOLAR de alunos que não se sentem seguros para o retorno presencial ou que estejam impossibilitados por diversas dificuldades – trabalho, deslocamento, entre outros.
Enfatizamos que NÃO SOMOS CONTRA O RETORNO PRESENCIAL DAS AULAS. Pelo contrário, o ensino remoto tem trazido dificuldades tanto para estudantes quanto para professores. Assim, desejamos o mais próximo possível o retorno da normalidade das atividades escolares e da vida no país. O que não podemos aceitar é uma atitude, por parte do governo estadual, que coloca em risco a vida de todos e compromete, ainda mais, a qualidade da educação.


Curta e Compartilhe.


Leia Também