Blog do Jorge Amorim

Polícia Civil do Rio abre inquérito para investigar jornalista que escreveu reportagem sobre atuação de agentes no Jacarezinho

Polícia do Rio abre inquérito para investigar jornalista do Intercept por matéria sobre operação no Jacarezinho
Polícia do Rio abre inquérito para investigar jornalista do Intercept por matéria sobre operação no Jacarezinho

A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um inquérito para investigar um jornalista do site The Intercept Brasil, autor de reportagem sobre a atuação de policiais na operação na Favela do Jacarezinho.

O jornalista Leandro Demori é o editor-executivo do site. Na reportagem, do dia 8 de maio, ele cita “evidências apuradas com fontes sobre a possível existência de um grupo de matadores na Coodenadoria de Recursos Especiais, a elite da Polícia Civil no Rio.

Ele diz que ” policiais que participaram da ação que deixou 28 mortos no Jacarezinho no dia 6 de maio, “são conhecidos à boca pequena como “Facção da Core” e que estão envolvidos em outras operações que causaram a morte de 41 pessoas.

A reportagem pede que sejam investigadas as circunstâncias e as intenções do que chama de “operações assassinas”e que seja feita uma devassa “na vida dos delegados que comandaram a ação”.

Logo depois da publicação da reportagem, o jornalista recebeu uma intimação para prestar depoimento na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, na quinta-feira. A delegacia abriu um inquérito para apurar o crime de calúnia.

“Eu acabei fazendo uma denúncia e me espanta que o estado está virando as suas baterias contra denunciante, contra mim que sou jornalista e estou trabalhando estritamente dentro dos limites legais que a constituição e a lei me reservam, inclusive protegendo as fontes que me passaram as informações em relação à denúncia”, diz.

“Em carta ao governador do Rio, Cláudio Castro, a Associação Brasileira de Imprensa protestou contra o que chamou de “decisão arbitrária da delegacia ” e pediu medidas de respeito integral ao estado democrático de direito. InterceptBrasil


Curta e Compartilhe.


Leia Também