Não há nenhuma menção ao evento no site e perfis oficiais do Guinness Book
É falsa a informação que circula nas redes sociais de que a motociata que contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, em São Paulo, neste sábado (12), entrou no Guinness Book, livro dos recordes, como o maior do mundo, após reunir 1,3 milhão de veículos. Não há nenhuma menção ao evento nos meios oficiais de comunicação da organização.
De acordo com o governo paulista, o evento contou com a participação de aproximadamente 12 mil motos. Segundo os dados consolidados do Ministério da Infraestrutura, a frota total de motocicletas na cidade de São paulo, em 2020, era de 1.217.655, número inferior ao alegado por bolsonaristas no ato.
Além disso, para que um novo recorde mundial seja estabelecido, o Guinness World Records define que uma proposta deve ser feita em seu site, acompanhada de materiais como declarações de testemunhas e registros em vídeos e fotos. Para análise dos pedidos, o prazo é de 12 semanas, sendo que 60% das propostas são rejeitadas, sendo a própria empresa. Atualmente não há nenhuma menção no livro sobre motociatas, apenas eventos específicos como “A Maior Parada de Motocicletas da Yamaha”, “A Maior Parada de Motocicletas Militares”, entre outros.
*Com informações do jornal Folha de S. Paulo.