Blog do Jorge Amorim

BOA NOTÍCIA: Barra do Choça caminha para ser exemplo em saneamento básico na Bahia

Serão investidos mais de R$ 100 milhões em obras de esgotamento sanitário na cidade

No bairro Pedro Santino, em Barra do Choça, dona Vitória, uma aposentada de 66 anos, diz que a rua onde mora não tem esgoto: “A água que usa fica no meio da rua, nunca teve esgoto desde muito tempo quando já morava aqui. E não é só ali, é em todo o ‘lote’. Quando lava roupa, sai tudo para o meio da rua, porque as fossas já não aguentam mais”.

O mesmo problema atinge também outros bairros da cidade, por isso a Prefeitura de Barra do Choça tem se esforçado para resolver essa situação e transformar a cidade em exemplo em atendimento de saneamento básico na Bahia. E isto não está longe de acontecer.

É que o município está entre os apoiados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

A licitação para a obra de saneamento em Barra do Choça foi feita recentemente por parte do Governo do Estado, no valor de R$ 100 milhões, o que será suficiente para cobrir toda a cidade com esgotamento sanitário. As obras devem começar no final deste ano, quando tem previsão de ficar pronto o PMSB da cidade.

De acordo com o deputado estadual Eduardo Salles, que somou forças para incluir Barra do Choça entre os contemplados com o apoio do Governo da Bahia na elaboração do PMSB, a cidade será uma das primeiras do Brasil a ter quase a totalidade do esgotamento sanitário.

“Eu fui com Oberdam Rocha a Salvador, desde a primeira audiência na Embasa. Fomos lá dizer que essa cidade era a caixa d’água do sudoeste da Bahia. Estivemos com a diretoria da Embasa até o momento da licitação, que foi feita”, disse o deputado.

Em Barra do Choça, os serviços de esgotamento sanitário da Embasa atendem somente o distrito de Barra Nova, e na sede do município é um serviço municipal. Atualmente, 40% do município é atendido com o serviço de esgotamento sanitário.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Pedrinho Pereira de Sousa, as obras de saneamento da cidade vão levar mais conforto aos moradores.

“Essas obras serão essenciais também para que posteriormente possamos fazer as obras de pavimentação, e aí teremos um serviço completo para atender bem a população”, disse o secretário.

Por ASCOM/PMBC


Curta e Compartilhe.


Leia Também