Blog do Jorge Amorim

Começa a vacinação dos profissionais da imprensa em Vitória da Conquista

Sinjorba e categoria reivindicam a vacinação de todos os profissionais que estão na linha de frente, sem a distinção de idade

Depois do diálogo incansável do Sinjorba e pressão da categoria sobre as autoridades do município, no sábado (12), os profissionais de imprensa de Vitória da Conquista começaram a ser vacinados contra a Covid-19. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação será sempre aos sábados e por etapas. No primeiro momento são vacinados jornalista, radialista, cinegrafista, repórter fotográfico e blogueiros com registro profissional e em pleno exercício da profissão, com 40 anos completos ou mais.

Indagado pela diretora da Regional Sudoeste do Sinjorba, Edna Santos Nolasco, sobre a reivindicação da categoria de, em um segundo momento, a vacinação ser estendida aos profissionais com menos de 40 anos, o secretário de Comunicação, Giorlando Lima, afirmou que tudo está sendo feito para atender o pleito. Segundo Lima, a prefeita Sheila Lemos, considerando o movimento da categoria, por meio do Sinjorba, Associação Baiana de Imprensa e Federação Nacional dos Jornalistas, autorizou a Secretaria de Saúde negociar com o Núcleo Regional de Saúde (NRS) a liberação de vacinas para os demais profissionais de imprensa do município.

O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, ressalta que assim como realizado em outros municípios do interior, a exemplo de Feira de Santana, Itapetinga e Itabuna, a expectativa da categoria é que todos os profissionais de imprensa, independentemente da idade, sejam vacinados. “Muitos dos colegas que estão na linha de frente são jovens. Arriscam suas vidas diante das novas cepas do vírus para passar à sociedade informações no combate à pandemia”, afirmou Neves.

Moacy Neves relembrou ainda que o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que a Prefeitura de Vitória da Conquista não precisa de autorização do governo do estado para vacinar contra a Covid-19 os profissionais da imprensa. A afirmação do secretário foi feita na segunda-feira (07), por meio de mensagem enviada ao vereador Luciano Gomes, que participou de uma reunião entre a diretora do Sinjorba, Edna Nolasco, e a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos.

O Sinjorba orienta a categoria a continuar mobilizada e pressionando. Para a vacinação é fundamental preencher previamente o cadastro da prefeitura (http://vacinacao.pmvc.ba.gov.br/) e, no local, apresentar um documento oficial com foto. O sindicato solicita que também seja feito o cadastramento no Sinjorba (https://bityli.com/TrvOG), assim como responder a pesquisa sobre jornalistas vitimados pela Covid-19 (https://bityli.com/hZ85D). Quem já efetuou o cadastro não precisa fazer novamente.

Mais informações:
Diretora do Sinjorba Regional Sudoeste: Edna Nolasco (77) 98821-1356


Curta e Compartilhe.


Leia Também