Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Comitê Gestor estende horário de fechamento para o comércio local

O posicionamento firme do Comitê Gestor de enfrentamento a Covid-19 já rendeu bons resultados para o município. Mas ainda não é hora de relaxar por completo. E mais uma vez, poder público e sociedade civil se reuniram, nesta segunda-feira (14/06), para novas discussões.

O objetivo desses encontros tem uma razão em comum: discutir o que é melhor para comerciantes, comerciários, prestadores de serviços, instituições religiosas e outros segmentos da sociedade.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município tem trinta casos positivos para covid-19 e vinte e três aguardando resultados.

“A gente está com um controle bom, mas o uso de oxigênio ainda é grande porque tivemos casos graves da doença nos últimos dias. E não tivemos morte”, informou a coordenadora epidemiológica, Fabiana Amorim.

Estavam presentes o prefeito Oberdan, o secretário de administração, Eric Fabiano, servidores da saúde que também participam do Comitê Gestor, representantes do legislativo e da sociedade civil.

O gestor lembrou que é preciso se sensibilizar com as pessoas que foram acometidas com a doença na hora de tomar medidas para enfrentar a doença. “Precisamos olhar também para o outro lado: o lado da vida. Não vamos ignorar a vida de pessoas necessitadas e que dependem de vagas que envolvem regulações em Brumado ou Salvador para terem suas vidas poupadas. Devemos levar em consideração que a taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado está em 85%”, concluiu Rocha.

Nesta gestão, as deliberações são tomadas em conjunto com a população. A Procuradora Jurídica do município, Najara Oliveira, enfatizou a importância de se tomar decisões ouvindo as pessoas. “As chances dessas decisões serem mais sábias são maiores quando as tomamos em conjunto”, disse a advogada.

Em comum acordo, algumas restrições foram flexibilizadas. Essas, entram em vigor em 15 de junho, terça-feira, e perduram até o dia 29 deste mês, também na terça.

Os festejos juninos continuam proibidos e o horário de fechamento do comércio foi flexibilizado para às sete e meia da noite. Comerciantes comemoraram essa e outras medidas.

Muitas restrições são tomadas pelo Governo Estadual e não dependem da Prefeitura Municipal. Exemplo claro é a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas aos finais de semana. O mesmo ocorre com a restrição da locomoção noturna que continua das oito da noite às cinco da manhã.

Essa flexibilização só foi possível graças ao empenho de diversos segmentos sociais que entenderam a importância dos cuidados recomendados pelo Comitê Gestor.

Os impactos dessas medidas serão avaliados nos próximos quinze dias. Exatamente depois das festividades juninas que, esse ano, estão proibidas pelo Governo Estadual e Municipal.

TEXTO: ASCOM/PMBC


Curta e Compartilhe.


Leia Também