Blog do Jorge Amorim

Trabalhadores rurais de Barra do Choça viajam para o Espírito Santo para trabalharem na colheita do café

Cerca de 350 trabalhadores rurais de Barra do Choça viajaram nesta sexta-feira(30), para o estado do Espírito Santo para trabalharem na colheita do café.

Seu Arnaldo, de 51 anos, é um destes aventureiros, “Esta é a oportunidade aguardada por todos nós, é nela que ganhamos um dinheirinho a mais”, relatouSegundo ele, há onze anos que realiza esta contratação temporária no município, pois os trabalhadores tem correspondido com as exigências da fazenda, disse. Os barrachocenses viajaram direto para uma fazenda no município de Linhares, no Espirito Santos. A propriedade cultiva mais de 4 milhões de pés de café conilon. Os catadores de café ficam na propriedade de 3 a 6 meses. Eles vão buscar dinheiro para oferecer mais conforto para a família e quem fica vive à espera deles. É o caso das irmãs da Vila Dias, Vera e Dalzimar Santos e Jesuína.

A catadora de café, Vera Santos, de 41 anos, conta que a viagem é bastante aguarda. “Todos os anos nós vamos, é graças a este dinheirinho que reformamos a nossa casa, compramos a casa da nossa filha e este ano, queremos comprar o nosso carro”, disse.

Todos os anos centenas de trabalhadores rurais saem de Barra do Choça para os estados de Minas Geria e Espirito Santo em busca de trabalho temporário na agricultura, gente que passa meses longe de casa, em busca de renda para sustentar a família.

No passado, era Barra do Choça que era procurada pela sua oponente cafeicultura, que infelizmente não existe mais, e o pouco que ainda resta, sofre com a seca, a mecanização, os exageros das leis trabalhistas e agora, a onda de chacreamentos.


Curta e Compartilhe.


Leia Também