Blog do Jorge Amorim

Senador pede que STF afaste imediatamente Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente

Petição foi apresentada pelo senador Fabiano Contarato (Rede)

Foto: Lula Marques

O senador Fabiano Contarato, do Rede Sustentabilidade, apresentou petição na segunda-feira (19) ao Supremo Tribunal Federal (STF), em que pede o afastamento imediato de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente. A informação é da coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, o senador cita a denúncia feita pelo delegado Alexandre Saraiva, da Polícia Federal, que apresentou notícia-crime ao Supremo dias atrás. Ele informou que Salles atrapalhou o desenrolar da Operação Handroanthus, em que a PF no Amazonas fez uma apreensão recorde de aproximadamente 200 mil metros cúbicos de madeira ilegal.

“Em síntese, o Ministro de Estado do Meio Ambiente faz uso de sua influência institucional para favorecer poluidores e desmatadores, em frontal violação aos deveres constitucionalmente estabelecidos. Tal situação fica ainda mais evidente ao considerarmos que a autoridade policial denunciante foi afastada da função de Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Amazonas como forma de retaliação política à investigação”, diz a petição de Contarato, em que cita a transferência de Saraiva para outra área da PF.

O senador informou, também, que no pedido feito pelo delegado não conta a requisição de afastamento em caráter imediato. A relatora é a ministra Cármen Lúcia.

*Bahia.ba


Curta e Compartilhe.


Leia Também