Blog do Jorge Amorim

Pesquisa diz que expectativa de vida dos brasileiros caiu 1,94 ano na pandemia

Piores situações foram registradas em Amazonas, Roraima, Amapá e Distrito Federal

Foto: Elineudo Meira/Fotos Públicas

Uma pesquisa liderada pela brasileira Márcia Castro, da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, mostrou que a expectativa de vida dos brasileiros ao nascer caiu 1,94. Em alguns estados, a redução na expectativa pode passar de três anos. O estudo foi publicado no site Medrxiv, com base nos dados da mortalidade pela Covid-19 em 2020.

A pior situação foi observada na região Norte, onde três dos sete estados (Amazonas, Roraima e Amapá) perderam mais de três anos na expectativa de vida. A maior redução foi registrada no Distrito Federal, que perdeu 3,68 anos, apesar de possuir a maior renda per capita do Brasil.

“Na média, as maiores quedas na expectativa de vida foram observadas nos Estados do Norte, e as menores, no Sul e no Nordeste. Os Estados do Norte e do Nordeste tem os piores indicados de desigualdade de renda, pobreza, acesso à infraestrutura, disponibilidade de médicos e leitos de hospital”, afirma o estudo.

“No entanto, no Nordeste as estimativas de queda são menores. Os governadores desses Estados impuseram as medidas mais rigorosas de distanciamento, em oposição direta às recomendações do presidente [Jair Bolsonaro]”, completa.

*Bahia.ba


Curta e Compartilhe.


Leia Também