Blog do Jorge Amorim

OPORTUNIDADE: Trabalhadores rurais saem de Barra do Choça para trabalharem na colheita do café do Mato Grosso

Para driblar a crise na cafeicultura de Barra do Choça trabalhadores rurais migram para outros estados à procura de trabalho na colheita de café.

Cerca de 50 trabalhadores rurais do Santo Antonio I e Muritiba, localidades rurais de Barra do  Choça viajaram nesta terça-feira(13), com destino ao estado do Mato Grosso trabalhar na colheita de café.

A informação foi passada ao Blog de Jorge Amorim por uma professora de geografia que estuda o cotidiano de Barra do Choça. Segundo ela, o fato despertou curiosidade, haja vista que era comum, a migração de catadores de café do município para os estados de Minas Gerais e Espirito Santo, mas para Mato grosso foi a primeira vez, disse.

Quem é natural de Barra do Choça se entristece com estas imagens, pois como é do conhecimento de muitos, durante as décadas de 80 e 90, o município foi destaque na geração de empregos. Muitas famílias das cidades de Anagé, Caetanos, Caatiba, Brumado, dentre outras vieram para Barra do Choça atraídas pela colheita do café. Aqui, tomaram gosto pela cidade, e se estabeleceram.

A cultura cafeeira barrachocense vem sofrendo anos após anos com a falta de incentivo por parte do poder público, a escassez das chuvas, a mecanização da lavoura e o preço defasado do produto.

Estes fatores trouxeram como consequência, cafezais abandonados, surgimentos de pastos e muitas propriedades divididas em chácaras. Se está ruim para o proprietário, imagine para o trabalhador, o desemprego e a fome  é uma realidade em Barra do Choça.


Curta e Compartilhe.


Leia Também