Blog do Jorge Amorim

COVID-19: Comerciantes fazem protesto contra fechamento de comércio em Barra do Choça

Comerciantes do segmento “Não Essenciais” protestaram em frente a Prefeitura de Barra do Choça contra fechamento do comércio. A manifestação ocorreu na manhã desta segunda-feira (01)…Cerca de 100 comerciantes e comerciários do segmento “Não Essencial” se reuniram em frente a prefeitura de Barra do Choça, na manhã desta segunda-feira (01), para protestar contra o fechamento do comércio imposto pelo governo estadual. Os manifestantes utilizaram galhos de uma árvore que estavam no local e isolaram as pistas nos dois sentidos. A Polícia Militar acompanhou à distância o movimento.

O Blog do Jorge Amorim conversou com  Devany, um dos participantes do movimento. Devany é proprietário de uma academia no município e sente-se prejudicado com a medida. Reconhece que melhorou a discussão com a administração municipal, inclusive participa do Conselho Gestor de combate a doença, no entanto, a interrupção das atividades pegou todos de surpresa.

Devany informou ainda, que os comerciantes estão com dificuldades de trabalhar e de pagar suas contas, e são impossibilitados de trabalhar.  “Estamos pagando uma conta que não é nossa!. Queremos ter o direito de poder trabalhar e de poder honrar os nossos compromissos, para tanto não podemos baixar as nossas portas”, disse.

Vivemos em uma crise. Aqui, há um empresário que tinham 11 funcionários trabalhando, e hoje, conta com apenas três. O problema de Barra do Choça não é o comércio aberto, mas sim, as festas clandestinas e outros tipos de aglomerações, desabafou. “Somos comerciantes regulares, seguimos todos os protocolos”, disse.

A tarde, a prefeitura lançou NOTA:

“Comerciante a prefeitura municipal de Barra do Choça entende a necessidade do comércio local e se solidariza com quanto é importante para cada mãe e pai de família manter seu estabelecimento aberto. O prefeito Oberdan em reunião com o Conselho Gestor da Covid-19, se comprometeu a não publicar Decretos para o fechamento do comercio local. Mas diante a crescente do vírus, o Decreto Estadual determinou medidas para conter o avanço da doença. Não tivemos outra alternativa a não ser acatar, esta é uma decisão acima do poder municipal. A luta contra a covid-19 é de todos nós. Por isso devemos nos unir neste momento tão critico. É preciso o empenho de todos para conter a disseminação do coronavírus, sejamos todos agentes fiscalizadores contra esta doença. Prefeitura municipal de Barra do Choça, trabalho e responsabilidade social.”


Curta e Compartilhe.


Leia Também