Blog do Jorge Amorim

Desabamento de prateleiras em supermercado deixa um morto e oito feridos em São Luís

Bombeiros fazem buscas por vítimas de desabamento em supermercado de São Luís (MA) — Foto: Divulgação/Redes sociais

desabamento de prateleiras no supermercado Mix Mateus Atacarejo na noite desta sexta-feira (2), em São Luís, deixou uma pessoa morta e oito feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Gôndolas com produtos caíram e atingiram clientes (assista acima).

Vídeos divulgados nas redes sociais mostraram estruturas metálicas caindo em uma espécie de efeito dominó (veja registros ao final da reportagem). No momento do acidente, havia uma movimentação intensa de pessoas no supermercado.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a causa do acidente.

Paraense morre em desabamento no Maranhão. — Foto: TV Liberal
Paraense morre em acidente que derrubou prateleiras em supermercado em São Luis (MA)

A pessoa que morreu foi identificada como Elane de Oliveira Rodrigues, que trabalhava no supermercado. Ela tinha 21 anos e era paraense (assista abaixo).

Seis feridos foram encaminhados a hospitais pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os outros dois feridos foram socorridos por pessoas no local.

Os bombeiros encerraram as buscas na manhã deste sábado (3).

De acordo com os bombeiros, a operação de resgate no supermercado durou mais de 11 horas e envolveu 14 viaturas, 144 bombeiros militares e 131 bombeiros civis, além de ambulâncias e viaturas de outros órgãos.G1

Bombeiros fazem buscas por vítimas de desabamento em supermercado de São Luís (MA) — Foto: Divulgação/Redes sociais

Bombeiros fazem buscas por vítimas de desabamento em supermercado de São Luís (MA) — Foto: Divulgação/Redes sociais

Inquérito civil

Na manhã deste sábado, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) informou que vai instaurar um inquérito para apurar as causas do acidente.

Em nota, o órgão afirma que “envidará esforços para que ocorra o cumprimento rigoroso das normas de saúde e segurança de trabalho a fim de evitar novos acidentes”.

“O MPT-MA se solidariza com familiares e amigos das vítimas e reforça seu compromisso de atuar na defesa dos direitos trabalhistas e na garantia de um meio ambiente de trabalho seguro e saudável”, diz o comunicado.

Empresa lamentou

Após o acidente, o Grupo Mateus, empresa da qual faz parte o supermercado Mix Mateus Atacarejo, divulgou uma nota afirmando que funcionários acompanharam o trabalho de resgate e que a empresa prestou auxílio e deve colaborar com as autoridades (veja na imagem abaixo).

O comunicado acrescenta que, em razão do acidente, todas as lojas do Grupo Mateus em São Luís não funcionarão neste sábado.

Grupo Mateus emite nota sobre o acidente em supermercado em São Luís — Foto: Divulgação

Grupo Mateus emite nota sobre o acidente em supermercado em São Luís — Foto: Divulgação

Nota do Corpo de Bombeiros do Maranhão

Leia, abaixo, a íntegra do comunicado:

“O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que foram confirmadas uma vítima fatal e oito pessoas com ferimentos leves no acidente no supermercado Mateus da Curva do 90, em São Luís. Seis feridos foram levados a hospitais pelas equipes do CBMMA/SAMU; e dois foram por meios próprios. Os bombeiros, as forças de Segurança Pública, a Secretaria de Saúde, o Gabinete Militar do Governo e a Secretaria de Direitos Humanos mobilizaram seus efetivos para localizar e socorrer as vítimas, além de prestar assistência a familiares. Às 20h15 de sexta-feira (2), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atuar na ocorrência no supermercado, onde cinco prateleiras do local caíram com todos os produtos enquanto havia pessoas no local. O CBMMA planejou e executou a operação envolvendo 14 viaturas dos bombeiros, além de ambulâncias e viaturas de outros órgãos, 144 bombeiros militares e 131 bombeiros civis. Durante mais de 11 horas de operação, foram feitas buscas com a Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Saúde, SAMU e Gabinete Militar do Poder Executivo. Foi montado o Sistema de Comando de Incidentes, onde sistematicamente, todas as medidas inerentes à ocorrência foram devidamente executadas. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, das oito pessoas feridas, três foram assistidas pela equipe multiprofissional da UPA do Vinhais, com escoriações e ferimentos leves. Após atendimento e apresentando quadro clínico estável, os pacientes receberam alta médica ainda nesta madrugada”.

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também