Blog do Jorge Amorim

Casos suspeitos de coronavírus em Vitória da Conquista foram descartados

Todos os cinco casos suspeitos para infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19) foram negativados, conforme os resultados dos exames laboratoriais enviados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), na tarde desta terça-feira (03).

“Os casos seguem clinicamente estáveis e já estão liberados do isolamento domiciliar, uma vez que três das amostras foram negativas tanto para vírus respiratório, quanto para o COVID-19. As outras duas positivaram para rinovírus, que é um tipo de vírus do painel respiratório, analisado pelo Lacen, e, sendo assim, descarta-se a necessidade de processamento dessas amostras para o Coronavírus”, esclarece Ana Maria Ferraz, Diretora de Vigilância em Saúde.

Conforme foi divulgado durante a coletiva que ocorreu na última sexta-feira, 28 de fevereiro, a Diretoria de Vigilância em Saúde adotou todas as providências cabíveis em relação aos casos, conforme orienta o Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com a diretora, a equipe já informou os resultados aos pacientes: “Assim que conversamos com os pacientes, eles se mostraram completamente aliviados e muito satisfeitos em poder voltar às suas rotinas diárias”, destacou a diretora. Blog do Rodrigo Ferraz

 

Mesmo com o descarte dos casos suspeitos, a Secretaria Municipal de Saúde segue em constante alerta e continua realizando ações educativas em saúde junto à população, visando controle, prevenção e promoção da saúde. Vale destacar que foi distribuída Nota Circular SMS/DVS/VIEP – n°01/2020 de alerta e orientação para o Novo Coronavírus 19 para escolas da rede pública e privada, universidades, espaços religiosos, rede hospitalar, unidades de saúde da Atenção Básica, rede especializada de saúde e laboratórios privados.

A Secretaria Municipal de Saúde continua vigilante e orienta que todo paciente com febre, ou pelo menos um sintoma respiratório, que esteve em viagem para as áreas de transmissão local ou em contato com pessoas com esse perfil, deve procurar imediatamente a unidade hospitalar mais próxima, ou entrar em contato com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde para notificação e investigação, por meio dos contatos: 3429-7403/7405/7411.

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também