Blog do Jorge Amorim

Conquista receberá exibição do filme “Café não é só café”; realização Cafeteria RIGNO e a Eufrásio CAFÉS

O que é café pra você? Não é apenas uma bebida. Faça parte de um novo capítulo dessa história.

No próximo dia 03/02, o documentário “Café não é só café”, da Tomate Maravilha Filmes e Supernova Coffee Roasters, que já teve exibições em Milão, Berlim e Lisboa, terá seu lançamento nacional realizado em Vitória da Conquista e contará com a presença do diretor Paulo Pereira e do produtor Luiz Melo. O evento de lançamento, em parceria com a acontecerá a partir das 18h30, na Vila do Bosque, localizada na Rua da Granja, 538, Candeias.

“Escolhemos lançar o filme fora dos grandes centros, justamente para destacar a importância de se conhecer a origem nacional da segunda bebida mais consumida no mundo e o planalto baiano é uma das regiões que produz alguns dos melhores cafés do Brasil, porém, não é tão famosa quanto outras origens brasileiras.”, explica Luiz Melo

Antes da exibição, haverá um bate-papo sobre o atual mercado de cafés especiais no Brasil, com foco nos desafios e perspectivas retratados no filme, que incluem aspectos desde a lavoura até a realidade de quem vive e trabalha com cafés especiais no nosso país. O curta reúne histórias de produtores brasileiros e também os encontros, trocas e experiências que o café proporciona.

Gravado em 2017, o documentário percorre as cidades mineiras de São Gonçalo do Sapucaí, Belo Horizonte, Itajubá e Varginha, além de São Paulo e Curitiba.

O filme começa com a história da revitalização da casa do produtor Augusto Borges, localizada no sul de Minas Gerais. O imóvel é hoje utilizado para receber produtores, entusiastas e profissionais ligados ao café que, inclusive, foram retratados por ilustrações feitas nas paredes da casa pelo artista Nuno Skor. O documentário mostra os efeitos do novo mercado de cafés no Brasil e o impacto desta nova cultura de consumo na vida dos participantes dessa cadeia.

O caminho percorrido da semente à xícara inclui o trabalho de tantas pessoas que, na maioria das vezes nem se conhecem, mas têm muita coisa em comum. Unir histórias, sonhos e ideais tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximos, é o principal legado deixado pelo filme.
Após o lançamento em Vitória da Conquista, o filme terá exibições até o final de março em Recife, Fortaleza, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Manaus, Brasília, Rio e BH.

Café não é só café – o filme;

Lançamento nacional: Vitória da Conquista, Bahia Local de exibição: Vila do Bosque, Candeias Direção: Paulo Pereira, Tomate Maravilha Filmes Produção: Luiz Melo, Supernova Coffee Roasters Duração: 40 minutos


Curta e Compartilhe.


Leia Também