Dez presidenciáveis registraram as candidaturas até a manhã desta quarta-feira (15/08) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São eles:
- Alvaro Dias (Podemos)
- Cabo Daciolo (Patriota)
- Ciro Gomes (PDT)
- Geraldo Alckmin (PSDB)
- Guilherme Boulos (PSOL)
- Henrique Meirelles (MDB)
- Jair Bolsonaro (PSL)
- João Amoêdo (Novo)
- Marina Silva (Rede)
- Vera Lúcia (PSTU)
Dos 13 candidatos a presidente que tiveram os nomes aprovados nas convenções partidárias, 3 ainda não registraram candidaturas. São eles:
- João Vicente Goulart (PPL);
- José Maria Eymael (DC);
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT);
O prazo final para os candidatos aprovados nas convenções partidárias registrarem as candidaturas é esta quarta, às 19h.
No total, as convenções aprovaram 14 candidaturas, mas Manuela D’Ávila (PCdoB) deve desistir para concorrer como vice em uma chapa encabeçada por candidato do PT.
A campanha eleitoral começa oficialmente no próximo dia 16. No dia 31, se inicia o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV.
O TSE tem prazo até 17 de setembro para fazer uma análise inicial dos registros. Depois desse prazo, ainda será possível analisar recursos. De qualquer decisão, cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal.
Lula
A candidatura de Lula pode gerar questionamentos na Justiça porque, além de estar preso, o ex-presidente se encaixa nos critérios da Lei da Ficha Limpa, segundo a qual fica inelegível quem for condenado por órgão colegiado da Justiça.
O PT já anunciou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como candidato a vice de Lula, mas, segundo informou a colunista do G1, Andréia Sadi, o partido trabalha nos bastidores com a chapa Haddad e Manuela D’Ávila. *G1