Blog do Jorge Amorim

Onça Jaguatirica é encontrada em propriedade rural de Barra do Choça

Filhote de Jaguatirica em Barra do Choça – imobilizada, aguarda a chegada do CETAS

Um produtor rural de Barra do Choça teve uma grata surpresa na noite da última, terça-feira, 28/08, a visita de um filhote de onça jaguatirica. De acordo o proprietário, ele se preparava para dormir, quando ouviu os latidos dos cães. Ao se aproximar, percebeu que se tratava de uma animal, um filhote de Jaguatirica.

Preocupado em não ferí-lo, pediu ajuda ao caseiro, que laçaram e imobilizaram. Exausto, o felino não demonstrou grande resistência. Uma caixa de plástico foi usada para prendê-la, até a chegada da equipe CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Vitória da Conquista.

Animal acabou fugindo. proprietário teme que alguém lhe faça algum mal.

No dia seguinte, em atendimento a solicitação do proprietário, profissionais do CETAS foram à propriedade recolher o animal. Infelizmente, a equipe não conseguiu conter a jaguatirica, e acabou fugindo.  O proprietário está preocupado com a presença do filhote na localidade, pois segundo ele, é um período de colheita e alguém pode fazer algum mal ao animal, lamentou.

Jaguatirica ocelote ou gato-do-mato é um felino originariamente encontrado na Mata Atlântica e outras matas brasileiras. Distribuída por toda a América Latina, é encontrada também no sul dos Estados Unidos.O termo “jaguatirica” tem origem na língua tupi, através da junção dos termos îagûara (“onça”) e tyryk (“escapulir”), significando, portanto, “onça que escapole”. Já o termo “ocelote” provém do termo nauatle ocelotl, que significa “onça”. É um animal carnívoro, de hábitos predominantemente noturnos, mas sua atividade também já foi observada durante o dia.
A jaguatirica tem unhas bem afiadas, que são constantemente afiadas em cascas de árvores. Sua alimentação é variada, sua dieta inclui aves, pequenos mamíferos (macacos, morcegos e roedores), anfíbios, répteis e, em alguns casos, até peixes.


Curta e Compartilhe.


Leia Também