Quarta escola a desfilar pelo grupo especial no Rio, a Paraíso do Tuiuti encerrou seu desfile com o personagem VAMPIRO NEOLIBERALISTA em destaque no último carro alegórico. Apesar de o intérprete não confirmar que o personagem é uma sátira ao presidente Temer, a semelhança não é mera coincidência.
Isso porque o enredo da escola — “Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?” — reservou versos e alegorias para criticar a recente reforma trabalhista promovida pelo governo.
Sobrou também para os manifestantes que saíram às ruas pedindo o impeachment da ex-presidente Dilma Rouseff (PT). Era a ala MANIFESTOCHES (manifestantes + fantoches). No carro alegórico, havia ainda tucanos — dentro de gaiolas.
Logo que o desfile acabou, teve gente na internet que escolheu a campeã sem nem ver o segundo dia de sambódromo. Como disse uma internauta sobre o assunto “Vivemos para ver crítica social e política em Carnaval ser execrada porque incomodou. Missão cumprida então, Tuiuti! Gostem ou não, a essência do Carnaval também é essa… a essência da democracia.” *Buzz Feed