Repercutiu negativamente a retirada de nome do poeta barrachocense João Caranha do “Espaço Cultural” recém-inaugurado pela Administração Municipal. A inauguração ocorreu no último dia 22 de junho. O “novo espaço” está situado no prédio da antiga loja Freire Construções, no centro da cidade.
De acordo site da prefeitura, o espaço contará com uma área imensa, divididas entre um auditório, salas e galerias para exposição, biblioteca, Sala de Cinema, café, sala de informática, sala de reunião, administração, banheiros.
O questionamento que se faz não é quanto ao prédio, nem tão pouco a localização, o que os moradores de Barra do Choça questionam é o porquê da retirada do nome do espaço que homenageava o maior expoente da poesia do município, senhor João Caranha.Os vereadores manifestaram contrariamente a mudança do nome. O vereador Ticão por exemplo disse: “Onde está o nome do seu João Caranha? Onde está a foto do nosso saudoso poeta barrachocense senhor João Caranha?. Quero deixar aqui presidente, a minha o meu lamento com a administração e com as pessoas que estão a frente da cultura deste município. Isto para me é um desrespeito à memória do poeta e a sua família. Pessoa de grande tradição no município e que grandemente contribuiu para a preservação da memória do povo barrachocense“.
O edil disse que estará entrando na próxima segunda-feira, 02 de julho, com um requerimento à administração municipal solicitando o retorno do nome do Espaço. Outros vereadores manifestaram sobre a questão. Veja o PRONUNCIAMENTO do vereador Francisco Amorim “Ticão”