Blog do Jorge Amorim

Câmara Municipal de Barra do Choça promove discussão sobre Desativação de Comarcas no Estado da Bahia.

 

A Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Choça realizou nesta segunda-feira, 29 de maio, um ato público, onde se discutiu a Desativação de Comarcas no Estado da Bahia.O evento contou com a participação do prefeito Adiodato Araújo, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Vitória da Conquista, Dr. Ubirajara Ávila, o ex-prefeito Israel Tavares, advogados, lideranças políticas comunidade, etc.
A Câmara de Vereadores atendeu prontamente a solicitação do Dr. Ubirajara Ávila, para realização do evento. O ato está sendo realizado em todos os municípios que pertencem a sua sub-sessão. De acordo o presidente, o objetivo do encontro foi de esclarecer e mobilizar as autoridades constituídas, autoridades politicas e a sociedade como um todo, a respeito de um projeto em trâmite à dois anos no Tribunal de Justiça da Bahia que visa fechar, ou agregar comarcas judiciais no interior do estado.Presente no evento e bastante elogiado, foi o ex-prefeito e primeiro advogado de Barra do Choça, senhor Israel Tavares, “Iosa”, de 84 anos. Mesmo, não estando bem de saúde, seu Iosa, atendendo ao convite do amigo, Dr. Ubirajara, compareceu ao evento e deu a sua contribuição. Ele fez uma breve análise de conjuntura, teceu críticas as estruturas do poder no país e pediu o empenho de toda a sociedade, em prol da causa.O presidente da Câmara, Paulo de Jesus, deu as boas vindas ao presentes, explicou o objetivo do ato e agradeceu a todos as presenças. O vereador Paulo, disse não acreditar que o nome de Barra do Choça esteja na Lista de Desativação, pois segundo ele, o município é uma referência no Judiciário baiano. O vereador Paulo afirmou que a Comarca do município é uma das melhores da Bahia, nele há um Poder Judiciário organizado, um Ministério Publico organizado e atuante e não tem motivos para temer, mas como está no Brasil, e aqui tudo pode acontecer, o que nos resta a fazer, é nos mobilizar e garantir que surpresas desagradáveis não aconteçam, e se acontecer, vamos pra luta pela sua permanência, concluiu.

Os vereadores solidários à questão se colocaram a disposição para lutar para que não ocorra a desativação da Comarca. O vereador Fabrição por exemplo, disse que o momento é de fortalecer as Instituições e não eliminá-las. Já o vereador Anderson alertou para o prejuízo que as pessoas do campo terão. Segundo ele, estas serão as grandes prejudicadas. 
O vereador Nil disse que a comunidade tem que se mobilizar para que não ocorra a desativação, pois os prejuízos seriam muito grandes. Ronaldo Lima lamentou o momento crítico em que passa o País, segundo ele, medidas como estas são para tampar o rombo que os políticos deixaram com a corrupção, e agora querem repassar à população.O vereador Kinho por sua vez destacou o problema da desativação, pois já é oneroso vir para Barra do Choça, imagine ir à Vitória da Conquista, o vereador se colocou a disposição para ir a luta. A vereadora Sidalva Pereira, lembrou como foi difícil a implantação da Comarca no município. Disse, não será agora que iremos perder, prometeu ir a luta contra a medida; Vereador Zumiro agradeceu a todos e se comprometeu em ajudar; O vereador Mirim disse que os vereadores são representantes do Povo e não pode deixar que ocorra a desativação da Comarca. Segundo ele, a medida traria grandes prejuízos à população; O vereador Ro Pneus, disse que é necessário que todos se unam para que a Comarca não saia de Barra do Choça, pois a medida prejudica as pessoas de baixa renda. Estaremos unidos lutando que ela permanência no município, vamos defender com todas as nossas forças, disse.
O presidente Paulo de Jesus designou os advogados da Casa, Dr. Tarcísio e Drª Anajara para reapresentarem a Câmara nas discussões.

Curta e Compartilhe.


Leia Também